Concurso de Cartazes 2012

14/05/2012 21:32

Exposição do Concurso de Cartazes sobre  Homofobia abre dia 17 de maio na UFSC

O Dia de Combate à Homofobia, 17 de maio (quinta-feira), será marcado em Florianópolis pela abertura da exposição do IV Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia nas Escolas, às 13h30 horas, no hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Este ano, mais de 80 trabalhos foram inscritos por escolas públicas do Estado. A cerimônia de premiação será no dia 23 de maio, às 14 horas.

Os cartazes expostos serão submetidos à votação na categoria popular – incluindo estudantes, professores, servidores e visitantes da UFSC – até o dia 22 de maio. Além da abertura da mostra de cartazes, o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) também promove na tarde de quinta-feira o terceiro módulo do curso de formação para professores, professoras e gestores e gestoras escolares sobre gênero, sexualidades, homo-lesbo-transfobia no cotidiano escolar. O foco é discutir temas relacionados à convivência com as diferenças raciais, religiosas, de classe, gênero ou orientação sexual. Outra preocupação é instrumentalizar os professores e professoras para práticas pedagógicas sobre estas questões.

O quê: abertura da exposição IV Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia nas Escolas.
Quando: quinta-feira (17 de maio), às 13h30. Visitação até o dia 22 de maio, das 8 às 22 horas.
Onde: hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Outras atividades:
A data do Dia 17 de Maio é celebrada internacionalmente desde 1990, quando a Assembleia Mundial da Saúde, órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Na capital catarinense, o Dia de Combate à Homofobia, Lesbofobia e Transfobia foi instituído por lei municipal em 2007.
Este ano, será lançado na data o Plano Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros – LGBT de Florianópolis, às 9 horas, na sala de reuniões do gabinete do Prefeito (rua Tenente Silveira, n° 60, 5º andar, Centro).
Este evento é uma realização da Prefeitura de Florianópolis por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, assim como o Seminário Cidadania e Direitos Trans em Santa Catarina, que ocorre no dia 18 de maio, nos auditórios do CFH e do Centro de Educação (CED) da UFSC, a partir das 8 horas.

Mais informações, acesse: http://concursonigs.paginas.ufsc.br e www.pmf.sc.gov.br
Fone: (48) 3721-4135.

Tags: 2012aberturaconcurso de cartazesescolas públicasexposiçãohomofobiaProjeto Papo Sério