Concurso na Mídia: Portal da UFSC

25/06/2013 17:36

Fonte: http://noticias.ufsc.br/2013/06/exposicoes-e-premiacao-do-concurso-de-cartazes-contra-homo-lesbo-transfobia-e-heterossexismo-nas-escolas/

Notícias da UFSC

Já é possível conhecer o trabalho das alunas e dos alunos das escolas públicas de Florianópolis que participaram do V Concurso de Cartazes Contra a Homo-lesbo-transfobia e Heterossexismo nas Escolas, promovido pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Nesta edição, o concurso teve a participação de 33 escolas, cerca de 1,2 mil alunas e alunos, totalizando 326 cartazes. “O número de trabalhos inscritos foi triplicado, resultado das visitas feitas pela equipe do NIGS para a sensibilização das professoras e professores para o tema homofobia”, detalha a coordenadora do evento, Arianna Sala, psicóloga italiana e pós-graduanda em antropologia social pela UFSC.

Para que a comunidade acadêmica conheça os cartazes, foram organizadas duas exposições: uma no hall da Reitoria da UFSC e outra no hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A primeira mostra é dos cartazes escolhidos já na votação feita nas próprias escolas – uma novidade desta edição.

Outra inovação do concurso deste ano é a votação pelas redes sociais: os melhores cartazes da categoria Voto Popular serão escolhidos pelo Facebook até quarta-feira (26 de junho). As fotos dos cartazes favoritos poderão ser curtidas em:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.343209565807558.1073741846.307032639425251&type=3

Serão premiados os três cartazes com o maior número de “curtidas” até as 19h deste dia. O cartaz mais compartilhado também será reconhecido. A ideia é que haja comentários na escolha dos trabalhos preferidos, estimulando o debate neste álbum.

Além do Voto Popular, há as categorias NIGS (formada por pesquisadores do Núcleo) e Júri Científico, no qual fazem parte representantes de entidades como Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTT), editores de revistas da área, jornalistas e professoras e professores da UFSC. A premiação geral será nesta sexta-feira (28 de junho), às 14h, no Auditório da Reitoria da UFSC.

Informações: http://concursonigs.paginas.ufsc.br/ ou pelo e-mail Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher..

Conheça os integrantes do Júri Científico:

Alípio de Souza

Revista Bagoas – Estudos Gays e Sexualidades

Alita Diana

Agência de Comunicação- Agecom/UFSC

Antonella Tassinari

Coordenação de Extensão do Departamento de Antropologia/UFSC

Carla Guerrón Montero

Director of Latin America and Iberian Studies (LAIS) Program Universidade de Delaware

Carmen Sílvia de Moraes Rial

Margareth Gomes & Anna Paula Vencato

Rede Antropologia Feminista

Maria Dorothea Post Darella

MArquE/SeCult – Laboratório de Etnologia Indígena – Museu de Arqueologia e Etnologia

Maria Odete Olsen

Educação e Cidadania News

Tania Navarro Swain

Labrys

Toni Reis

ABGLTT

Verônica Diano Braga

Coordenação-Geral de Direitos Humanos – CGDH.

Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania – DPEDHUC.

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Secadi.

Ministério da Educação – MEC.

Virgínia Nunes

Liga Brasileira de Lésbicas