Concurso de Cartazes 2014

02/04/2014 10:43

VI Concurso de Cartazes sobre Trans-Lesbo-Homofobias e Heterossexismo nas Escolas recebe inscrições de docentes até maio

Estão abertas as inscrições para o VI Concurso de Cartazes sobre Trans-Lesbo-Homofobias e Heterossexismo nas Escolas, até o dia 6 de maio. A ação, realizada desde 2007, tem por objetivo levar o debate sobre violências contra homossexuais, transexuais e travestis para instituições de ensino públicas da Grande Florianópolis, atingindo estudantes, professores e demais pessoas que participam da comunidade escolar. Contribui, assim, para romper com a invisibilidade dessas temáticas no currículo das escolas e para o combate à cultura trans-lesbo-homofóbica e heterossexista neste espaço.

Ao longo de sua execução, entre 2007 e 2013, o Concurso de Cartazes já contou com a participação de 74 escolas, 97 docentes e mais de 2000 estudantes de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos de escolas da redepública da Grande Florianópolis. Sob a orientação de uma pessoa do corpo docente ou da coordenação pedagógica, que realiza previamente um trabalho de discussão do tema da violência contra pessoas não-heterossexuais, as alunas e alunos se reúnem em grupos de até 5 integrantes e utilizam a criatividade para elaborar cartazes de combate a esse tipo de violência.

Vencedores ganham viagem

Os cartazes produzidos pelas turmas são expostos na escola, visíveis para toda a comunidade escolar, o que amplia o alcance das mensagens para um número incontável de pessoas. Os melhores cartazes participam também de uma grande exposição no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), concorrendo a prêmios em diferentes categorias, oferecidos em parceria com a Band/SC. As equipes vencedoras serão contempladas com uma viagem para o Parque de diversões Beto Carreiro World, em Penha/SC. Os segundos lugares ganharão entradas para o cinema. Já os/as docentes vencedores/as da categoria “Educador/Educadora Destaque em Gênero e Sexualidade” receberão tablets.

Homo-lesbo-transfobia e sexismo nas escolas: o que dizem as pesquisas?

Na última década, em Santa Catarina, presenciamos diversos avanços no sentido de garantir o direito à educação de estudantes não-heterossexuais, com a aprovação do parecer estadual que institui a inclusão do nome social para travestis e transexuais nos documentos escolares, em 2009, a criação do Dia Municipal de Combate a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia, em 2007, em Florianópolis, e a lei para prevenção e combate de bullying escolar no projeto pedagógico das escolas públicas da Capital, implementada em 2010.

Porém, apesar dos avanços em termos de políticas públicas, o que as pesquisas mais recentes revelam é que continuamos a conviver com um quadro grave de violências contra pessoas gays, lésbicas, travestis e transexuais, no Brasil e em Santa Catarina.

Concurso de Cartazes e Projeto Papo Sério

O VI Concurso de Cartazes sobre Trans-Lesbo-Homofobias e Heterossexismo nas Escolas é uma ação que integra o Projeto de Extensão Papo Sério, realizado pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), membro do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As atividades do Projeto Papo Sério incluem também a realização periódica de oficinas sobre gênero e sexualidade nas escolas, no decorrer do segundo semestre.

A iniciativa já beneficiou mais de 5 mil estudantes da rede pública, além de 297 docentes de quase 100 instituições de ensino da Grande Florianópolis que participaram do concurso e/ou das oficinas, desde seu lançamento em 2007. Para este ano, a expectativa é envolver diretamente cerca de 2.500 pessoas, entre professores e alunos/as de escolas públicas da Grande Florianópolis. O projeto conta com o apoio de várias instituições e agências de fomento governamentais, entre elas o PROBOLSAS UFSC, PRONEM FAPESC e PNPD CAPES.

Inscrição

Para se inscrever, basta ler o edital e acessar o formulário de inscrição online, ambos disponíveis nos links abaixo:

-Edital para o VI Concurso de Cartazes Aqui

– Formulário de Inscrição de Cartazes Aqui

-Página Oficial do concurso no Facebook

-Resultado oficial do concurso aqui

-Telefone: (48) 3721 4135

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

(*Para ficar por dentro do concurso e acompanhar todas as novidades “curta” a página do concurso também no Facebook)

Tags: concurso de cartazesescolas públicasheterossexismohomofobiainscriçõeslesbofobiasexta ediçãotransfobiaVI