Instituto de Estudos de Gênero da UFSC recebe homenagem solene na Assembleia Legislativa

23/11/2017 14:13

Com grande alegria compartilharmos os registros da solenidade em homenagem ao Instituto de Estudos de Gênero da UFSC. O Ato Parlamentar em Homenagem ao Instituto de Estudos de Gênero foi proposto pela Deputada Luciane Carminatti e aconteceu nesta quarta-feira às 19h00 no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright na Assembleia Legislativa de Santa Catarina -ALESC.

O Instituto de Estudos de Gênero foi criado oficialmente por pesquisadoras da área dos estudos de gênero e feminismo da Universidade Federal Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), UNISUL e UNIVALE no ano de 2006 e desde então realiza um conjunto extenso de pesquisas e atuação em diversas áreas acadêmicas com o objetivo de estreitar os vínculos deste trabalho com os movimentos sociais comprometidos com os direitos das mulheres e a promoção da igualdade de gênero.

A característica dominante de grupo é o fato de ser interdisciplinar e incluir pesquisadoras/es das áreas das Ciências Humanas, Letras – Literatura e Linguística, das Ciências Sociais Aplicadas e das Ciências da Saúde. Desde 1999, o grupo edita a Revista Estudos Feministas, que se encontra na Scielo (www.scielo.org.br) e tem Qualis A na Capes

A interdisciplinaridade e a integração entre academia e movimentos sociais, uma forte demanda na América Latina, encontram no Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina, um importante e pioneiro espaço institucional.

A cerimônia que começou com um lindo vídeo em homenagem ao IEG, contou com a presença de diferentes pesquisadoras e autoridades e teve duas apresentações artísticas. A história e memória do Instituto foram muito bem lembradas e o trabalho na construção de uma sociedade mais igualitária, justa e cidadã muito bem reconhecidos e compartilhados.

Nosso muito obrigada a Deputada Luciana Carminatti, Assembleia Legislativa e todas e todos que participaram, participam e participarão do Instituto de Estudos de Gênero ajudando na construção de uma sociedade cidadã e que respeite as diversidades!

Você pode conferir a reportagens  produzidas sobre a cerimônia nos links:

Instituto de Estudos de Gênero da UFSC é homenageado em Ato Parlamentar Solene na Alesc

Você pode conferir as fotos da cerimônia no link: