Café PsicoAntropológico apresenta “Mães do Pina”

23/05/2018 08:09

     Mais uma edição do Café (Psico) Antropológico será realizada nesta sexta-feira, 25 de maio, a partir das 19h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), prédio A. Para participar, basta se dirigir até o local, não é necessária a inscrição. O encontro terá como proposta a exibição do filme Mães do Pina, dirigido por Léo Falcão e produzido pela Urso Filmes, em 2015. O documentário realizado no bairro de Pina, em Recife (PE), conta a história de diversas mulheres que mantêm a cultura local viva com seus trabalhos sociais, eventos musicais e manifestações religiosas. E para enriquecer ainda mais essa exibição inédita em Floripa, teremos a presença de uma das entrevistas do filme Mestra Joana D’Arc.

     Mestra Joana D’Arc é mestra da Nação de Maracatu Encanto do Pina, única mestra de maracatu-nação em Pernambuco. É yakekerê do Ilê Axé Oxum Deym, coordenadora da ala show dos abês da Nação de Maracatu Porto Rico e coordenadora nacional do Movimento Baque Mulher. Ela estará na cidade de 24 a 27 de maio  partilhando do seu conhecimento num encontro que promete ser pra lá de especial. Tal iniciativa foi possível graças à parceria entre o Maracatu Arrasta Ilha e o Baque Mulher Floripa junto à organização do Café (Psico) Antropológico.

Café (Psico) Antropológico é uma realização do Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI), do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), ambos vinculados ao Departamento de Antropologia; e do Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais (NUPRA), do Departamento de Psicologia.

Abaixo segue o link do teaser do filme pra já dar água na boca e colocar a data na agenda!