2013.2

18h às 20h30, sala 316 do CFH

14 setembro: lançamento livro Tania Welter – 19hs UDESC

21 setembro: mesa redonda: “Feminismo, arte e historia da ciência” com:
Rosa Blanca Cedillo (FEEVALE), Irresolución/diseminación: queerizando el codigo binario.                                                                                                                                                                  Vinicuis Kauê Ferreira (EHESS, Paris), Antropologia, alteridade e ambivalência: notas sobre a antropologia na India (e na França).

28 setembro: introdução sobre o feminismo materialista francês com leitura de: Jules Falquet / Ochy Curiel, “El patriarcado al desnudo. Tres feministas matrialistas, Brecha lésbica.

5 de outubro: continuação do conteúdo sobre feminismo materialista francês com leituras de: Christine Delphy, “O inimigo principal”, em Emmanuèle Durand, Liberação da mulher, 1978Visualizar.
Colette Guillaumin, “Enquanto tivermos mulheres para nos darem filhos. A respeito da raça e do sexo”, REFVisualizar.

19 de outubro: feminismos pos-coloniais:
Feminismo chicano
Feminismo negro
Feminismo latino e indígena
Feminismo cigano
Leituras de Karina Bidaseca, “”Mujeres blancas buscando salvar a las mujeres color café de los hombres color café”, em Feminismo y pos-colonialidad. Descolonizando el feminismo desde y en America Latina, Ediciones Godot. (feminismo negro) Visualizar.
Rita L. Segato, “Género y colonialidad: en busca de claves de lectura y un vocabulario estrategico poscolonial”, ibídem. (feminismo e questões indígenas) Visualizar.
Jornada Dona Gitana, “Feminismo gitano. Una aportación solidaria a la superación de las desigualdades de género”, FSGG, Barcelona, novembro, 2002. Visualizar.

26 otubro: Feminismo negro brasileiro com leituras de:
Mathilde Ribeiro, “Mulheres negras: uma trajetoria de criatividade, determinação e organização”, REF, 2008. Visualizar.
Jurema Werneck, “De Ialodês y Feministas. Reflexiones sobre la acción política de las mujeres negras en América Latina y El Caribe”, em Ochy Curiel/Jules Falquet/Sabine Masson, Feminismos disidentes em America Latina y Caribe, Nouvelles Questions Féministes, vol. 24, n. 2/2005, versión en castellano. Pag 27 -40 Vizualizar
Luiza Barrios, “III Confêrencia mundial contra o racismo”, Estudos Feministas, 1/2002. Visualizar.

9 novembro: Jornada dos XX anos da REF

23 novembro: Sexualidades e nação. As criticas dos Queers of Colours aos nacionalismos sexuais: o caso do homonacionalismo. Leituras de:
Ochy Curiel, “El regimen heterosexual y la nación. Aportes del lesbianismo feminista a la Antropologia”, em Feminismo y pos-colonialidad. Descolonizando el feminismo desde y en America Latina, Ediciones Godot.
Jasbir Puar, Terroristic Assemblages. Homonacionalism in Queer Times, Duke University Press, 2007, estratos.
Eric Fassin, “Da critica à critique”, em Passagens de Paris, tradução Fernanda Moraes, 2012. Visualizar.

30 novembro: Apresentação da Professora Luzinete Minella (UFSC), “Estudos sobre mulheres no campo da medicina: perfis e trajetórias nas interseções?”
Roselete Aviz - Escutando Zora Neale Hourston: quando as questões de Gênero se revelaram como motivo de atenção e preocupação a uma professora

7 dezembro: leituras de:
Elizabeth Souza Lobo, A classe operaria tem dois sexos. Trabalho, dominação e resistência, 1991, cap. 2 “o gênero no trabalho”.
Shulamith Firestone, A dialética do sexo. Um estudo da revolução feminista, 1876, cap. 1, “A dialética do sexo” Visualizar. E cap. 9, “ Dialética sexual da historia da cultura”.

14 dezembro: Jornada NIGS – A obra de Barbara Glowcewski 14h-20h30.