2014.1

Esta edição do grupo de estudos foi coordenada por Vinicius Kauê Ferreira, mestre em Antropologia Social pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS, Paris), mas que durante sua graduação na UFSC em Ciência Sociais atuou como bolsista PIBIC no NIGS.

Vinicius entende que as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Gênero, Feminismo e Ciência são importantes porque possibilitam desconstruir e ressignificar conhecimentos fundamentais das Ciências Humanas e mesmo de outros campos do saber.

Como o grupo se dedica a fazer uma releitura das ciências, mostrando que as relações assimétricas de poder entre homens e mulheres não só estão inseridas no campo científico como  também contam com mecanismos de reprodução desta realidade, Vinicius vê a crítica feminista como ferramenta para a construção de um outro olhar sobre o campo de ciência e tecnologia, principalmente problematizando seu caráter historicamente androcêntrico, racista e eurocêntrico.

Sobre a experiência como coordenador do GE durante o primeiro semestre de 2014, Vinicius acredita que o grupo viabilizou um espaço de troca intensa e diálogo efetivo. “Sua dinâmica baseou-se na articulação entre uma bibliografia pré-determinada e a construção de um programa baseado nas pesquisas em curso dxs participantes do grupo. Assim, pudemos fazer dialogar autorxs de referência nesse campo com os debates mais atuais em temáticas como Masculinidades, Gênero e Histórias em Quadrinhos, Feminismo e Pós-colonialidade, Museologia, Direitos e Estudos Queer, Travestilidades, Mulheres em Situação de Cárcere e Movimento Feminista na Índia”.

Vinicius conclui dizendo qual foi sua impressão final sobre o GE: “considero que os resultados do grupo de estudos foram muito bons, sobretudo porque conseguimos construir diálogos que se mantiveram após seu término e que demonstram que as discussões foram importantes para os participantes”.

Confira  Aqui o programa do GE.

Abaixo estão os relatórios dos escontros:
09/04/2014: Antropologia Feminista
23/04/2014:  Masculinidades
30/04/2014:  Museologia e Feminismo
14/05/2014:  Mulheres e historias em quadrinhos
21/05/2014: Feminismo e pós-colonialismo