Aniversário 25 anos do NIGS

NIGS celebra 25 anos com encontro entre diferentes gerações de pesquisadores/as

0001

Criado em 1991 como parte do Laboratório de Antropologia no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades comemora em 2016 seus 25 anos de existência no dia 19 de abril de 2016, no auditório do EFI-UFSC, com atividades abertas ao público das 14 às 20h

Como se constitui o campo dos estudos de gênero e sexualidades no Brasil e suas redes de cooperação científica e com a sociedade civil? É em torno de questões como estas que estarão em diálogo os/as mais de cem pesquisadores/as de diferentes partes do Brasil: egressos/as e parceiros/as em diferentes projetos, que participarão dos eventos que devem marcar os 25 anos do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre os dias 18 e 20 de abril de 2016.
A série de eventos que comemora os 25 anos do NIGS se inicia com a Jornada de Divulgação dos Resultados Preliminares do projeto “Avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero”, da Secretaria de Políticas para as Mulheres A atividade será restrita para os/as pesquisadores/as envolvidos/as com o projeto voltado a avaliar os resultados de uma década desta política pública.

O segundo dia do evento, terça-feira (19 de abril), a partir das 14h, será voltado para a comunidade acadêmica. Um vídeo com depoimentos de egressos/as do NIGS será exibido já na abertura, no Espaço Físico Integrado (EFI), da UFSC. Em seguida, estarão em discussão duas dezenas de projetos coletivos desenvolvidos pelo núcleo de pesquisa (confira tabela completa da programação). Neste dia, o destaque será para temáticas interdisciplinares, como parentesco; família e novas tecnologias de reprodução; gênero e história das ciências humanas; gênero e educação; feminismos e novos movimentos sociais.

A performance “Cenas do Papo Sério” será uma mostra do trabalho do NIGS no campo da educação e extensão universitária em diálogo com escolas da grande Florianópolis. A atividade cultural antecede a conferência de encerramento da professora Miriam Pillar Grossi: “Gênero, Identidades e Subjetividades: 25 anos de estudos feministas e queer”, às 18h15.

Na quarta-feira (20 de abril) o foco será a apresentação dos resultados do projeto “Antropologia, Gênero, Ciências e Educação”, financiado pelo Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem) da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em parceria com o CNPq. Neste dia, serão apresentados os resultados de pesquisa de quatro instituições de ensino: UFSC, UNIPLAC/Lages, UFFS/Chapecó e UNISUL/Tubarão. Haverá uma Roda de Conversa, com foco na nucleação das pesquisas desenvolvidas pelo NIGS em diferentes IFES do Brasil, com a participação de egressos/as de pós-doutorados/as institucionais (Reuni 2011-2012 e PNPDs/Capes 2009-2016) e apresentação de resultados de pesquisas sobre Antropologia, Gênero e Educação desenvolvidas por membros/as das equipes de ensino médio, graduação, mestrado e doutorado. O evento será finalizado com a intervenção do professor Cesar Zucco (FAPESC) e pró-reitores da UFSC, UFFS, UNISUL e UNIPLAC – como atividade fechada aos membros da rede.

Programação do dia 19 de abril de 2016 (terça-feira)

14:00 – 14:45
Abertura dos trabalhos pelos mestres de cerimônias Felipe Fernandes (UFBA) e Juliana Cavilha (Estácio Florianópolis)
Apresentação do vídeo: NIGS 25 anos (editado por Suzana Costa e Miriam Pillar Grossi)

14:45 – 15:45
Projetos coletivos desenvolvidos pelo NIGS

Período: 1990 – 2009
Coordenação: Alinne Bonetti (Unipampa)

1. Trabalho de Campo e Subjetividade – Elisete Schwade (UFRN)
2. Violências contra grupos minoritários na mídia – Juliana Cavilha (ES) e Raquel Wiggers (UFAM)
3. Mapeamento de Organizações feministas no Brasil – Sonia Miguel (SPM)
4. Projeto Rizoma – Ilse Scherer Warren (UFSC)
5. Novas Tecnologias Reprodutivas e Humanização do Parto – Marlene Tamanini (UFPR)
6. Projetos Institucionais CNPq – Vinicius Kauê Ferreira (EHESS) e Marie Leal (UFSC) e SPM de apoio a núcleos Fernanda Moraes (UFPR) e Carmem Vera Vieira (UFSC) – 2008/2016.
7. Rede Parentalidades e Conjugalidades – Anna Uziel (UERF) e Eduardo Saraiva (UNISC)
8. Ensino religioso e gênero nas escolas -Maria Amelia Dickie (UFSC) Myriam Aldana (Unochapecó) e Tania Welter (NIGS)
9. Iniciação sexual e gênero nas escolas de Santa Catarina – Felipe Fernandes (UFBA) e Fernanda Cardozo (UFSC)
10. História das Mulheres Antropólogas – Carla Cabral (UFRN)

15:45 – 16:15
Intervalo

16:15 – 17:30
Projetos coletivos desenvolvidos pelo NIGS
Período: 2010 – 2016

Coordenação: Isadora Vier Machado (UEM)
1. Gênero e Ciências – Caterina Rea (Unilab) e Daniela Novelli (UDESC)
2. Conferências Nacionais de Políticas para Mulheres – Felipe Fernandes (UFBA) e Elisete Schwade (UFRN)
3. Nome Social e Trans Day – Simone Avila (SMS-POA), Melissa Barbieri (UFSC) e Crishna Correa (UFSC)
4. Papo Sério: oficinas e concursos – Anelise Froes (UFRGS), Arianna Sala (MEC) e Marisa Naspolini (UFSC)
5. Formação de professoras: assessoria GEEMPA – Marcelo Oliveira (UFV) e GDE, Olga Zigelli Garcia (UFSC) e Pedro Magrini (UFSC)
6. Projetos Institucionais CNPq e SPM de apoio a núcleos – Marie Leal (UFSC) Fernanda Moraes (UFPR), Carmem Vera Vieira (UFSC)
7. Projetos de redes:
PROCAD – Elisete Schwade (UFRN)
CAPES COFECUB – Anna Amorim (UFSC) e Claudia Nichnig (IES)
LIESS – Melissa Barbieri (UFSC)
8. Projeto Antropologia, Gênero e Educação e PNPD CAPES – PRONEM FAPESC Tânia Welter (NIGS) e Mareli Graupe (UNIPLAC) 2011/2016.
9. Avaliação do Prêmio Igualdade de Gênero – Tânia Welter (NIGS), Marinês da Rosa (UFSC) e Izabela Liz Schlindwein (UFSC) 2015/2016.

17:30 – 18:00
Intervalo

18:00 – 18:15
Performance Cenas do Papo Sério
Coordenação: Marisa Naspolini (UFSC)
Equipe: Emília Dutra (UDELAR), Isis Beck (Administração), Suzana Costa (UFSC), Nauana Antonello (Ciências Sociais), Suzana Costa (Antropologia) e Vinicius Bressan (Jornalismo).

18:15 – 19:00
Conferência de encerramento
Coordenação: Mara Lago (UFSC)
Gênero, identidades e subjetividades: 25 anos de estudos feministas e queer – Miriam Pillar Grossi (UFSC)

19:00 às 19:15
Mesa de encerramento com autoridades

19:15 às 20:00
Festividade de encerramento