Jornada NED-NIGS: Ética do Cuidado, Feminismo e Deficiência

Jornada NED-NIGS: Ética do Cuidado, Feminismo e Deficiência ocorre durante o 13º Mundo de Mulheres (MM) e 11º Fazendo Gênero (FG)

Considerando o cuidado como categoria central na teoria feminista da deficiência, o evento tem como objetivo promover um profícuo diálogo com pesquisadoras e pesquisadores do campo dos estudos feministas e de gênero ao trazer reflexões e/ou divulgar contribuições de temáticas oriundas dos estudos feministas sobre deficiência, com ênfase nas discussões relacionadas a cuidado e deficiência.

Data: 04 e 05 de agosto de 2017
Local: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Federal de Santa Catarina

Programação:

04/08 (sexta-feira)
Das 19h30min às 20h30min – Conferência de abertura com Profª. Drª. Lívia Barbosa (UnB): “Cuidado e Filosofia Política Contemporânea: abordagens feministas de ética e de justiça”

05/08 (sábado)
Das 08h às 10h – Mesa redonda 1: “Cuidado, feminismo e zika vírus”

Palestrantes:
Profª. Drª. Rozeli Porto (UFRN): “Síndromes do zika e suas articulações no Rio Grande do Norte: primeiros olhares”
Profª. Drª. Margareth Arilha (Unicamp): “Zika: mulheres e cuidado em saúde mental”.
Doutoranda Gabriela Rondon (UnB, Anis): “Zika em Alagoas: a urgência dos direitos”

Debatedora: Anahi Guedes de Mello (NED/NIGS/UFSC, Anis)
Coordenação: Paula Helena Lopes (NED/UFSC)

Das 10h às 10h30min – Coffee break*

Das 10h30min às 12h30min – Mesa redonda 2: “Cuidado, feminismo e outras interseções”
Palestrantes:
Profª. Drª. Carolina Branco Castro Ferreira (Unicamp): “Assistência sexual a pessoas com deficiência e mediações em saúde”
Doutoranda Geisa Bock (NED/UFSC): “A ética do cuidado na educação: contribuições do Desenho Universal para a Aprendizagem”
Mestranda Ruthie Bonan Gomes (NED/UFSC): “Deficiência intelectual, cuidado e justiça pela dependência complexa”

Debatedora: Profª Drª Marivete Gesser (NED/UFSC)
Coordenadora: Karla Garcia Luiz (NED/UFSC)

Das 12h30min às 14h – Intervalo para almoço na Elase*

Das 14h às 15h30min – Roda de Conversa “Cuidado, feminismo e câncer”coordenada pela Profª. Drª. Miriam Pillar Grossi (NIGS/UFSC) e Prof. Dr. Adriano Henrique Nuernberg (NED/UFSC), com participação aberta a depoimentos de pesquisadoras feministas com experiência de câncer (pessoal, membros da família, amigas etc.).

Das 15h30min às 16h – Coffee break*

Das 16h às 17h30min – Conferência de encerramento com Profª. Drª. Claudia Fonseca (UFRGS): “Uma ética feminista de cuidado: que diferença faz?”

Organização geral:
Núcleo de Estudos sobre Deficiência, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC &
Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFSC

Apoio:
Anis – Instituto de Bioética

Coordenação geral do evento:
Profª Drª Marivete Gesser, coordenadora geral do NED
Profª Drª Miriam Pillar Grossi, coordenadora geral do NIGS

Me. Anahi Guedes de Mello, doutoranda em Antropologia Social da UFSC e pesquisadora do NIGS e NED. Também é pesquisadora associada da Anis – Instituto de Bioética.

Inscrição pelo e-mail
______________________________________________________
*Coffee break e almoço por conta de cada participante

#paracegover Em um fundo branco há quadrados estampados e coloridos. Os coloridos são desenhos de flores chicanas.

Do centro à direita, há uma obra de Frida Kahlo, chamada “A coluna partida”. Trata-se de um autorretrato. No autorretrato, Frida tem seu corpo marcado por “florzinhas-prego”, veste uma saia branca esvoaçante e no tronco estão algumas tiras brancas. Ela olha para o espectador seriamente. Seus seios estão nus e, entre eles, aparece sua coluna vertebral representada por um ferro.

No canto esquerdo, de cima para baixo, estão os símbolos do NIGS, do NED, da Anis e da UFSC.

Na parte superior da imagem está escrito em azul: “Jornada NED-NIGS: Ética do Cuidado, Feminismo e Deficiência.”. Em vermelho, logo abaixo: “04/08 (das 19:30h às 20:30h)
05/08 (das 8h às 18h).”

Na parte inferior da imagem está escrito também em azul “No auditório do Cento de Filosofias e Ciências Humanas – UFSC.

Inscrição pelo e-mail
EVENTO GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO”.