CRONOGRAMA – Gênero e populações indígenas 2014.2

22/09/2014 – Etnologia indígena e estudos gênero

O objetivo é discutir sobre os diálogos teóricos entre os campos da etnologia indígena e dos estudos de gênero, na compreensão das culturas ameríndias.

Texto norteador:

LEA, Vanessa Rosemary. Desnaturalizando gênero na sociedade Mẽbengôkre. Rev. Estud.

Fem. [online]. 1999, vol.07, n.01-02 , pp. 176-194 .

03/11/2014 – Os feminismos indígenas na América Latina

O encontro visa refletir acerca das formulações oriundas dos feminismos indígenas e suas contribuições para estudos nos campos dos direitos territoriais indígenas e temas correlatos.

Textos norteadores:

RIVERA, Tarcila. Mujeres indígenas Americanas luchando por sus derechos”. In NAVAZ, Liliana Suárez; CASTILLO, Rosalva Aída Hernández. Descolonizando el Feminismo: Teorías y Prácticas desde los Márgenes. Cátedra: Madrid, 2008. 329-349.

SACCHI, Ângela Célia. Gênero e Campo Político. In União, luta, liberdade e resistência: as organizações de mulheres indígenas da Amazônia Brasileira. Tese (Doutorado em Antropologia Social). 245 fl. 2006. Universidade Federal de Pernambuco. (153-183 do pdf)

01/12/2014 – Pesquisas recentes sobre gênero entre populações guarani

Diálogo acerca de compreensões contemporâneas sobre populações guarani, a partir de experiências de pesquisa que tomam gênero como objeto de investigação.

Textos norteadores:

JESUS, Suzana Cavalheiro de. Gênero e noção de pessoa entre os guarani. Pesquisa de Tese de Doutorado.

REBELO, Francine. Mulheres Caciques: uma etnografia sobre as lideranças femininas mbyá guarani no litoral de Santa Catarina. Pesquisa de Dissertação de Mestrado.