CRONOGRAMA – Juventudes, Educação e Sexualidades 2013.2

02/10/2013  Sessão 1. Sentando as bases

Saffo Papantonopoulou (2012). Straightness must be destroyed. Em Daring, C.B., Rogue, J., Shannon, D., Volcano, A. Queering Anarchism: Addressing and Undressing Power and Desire. Oakland: AK Press

Alípio de Sousa Filho. A política do conceito: subversiva ou conservadora? – crítica à essencialização do conceito de orientação sexual. Bagoas n. 04 | 2009 | p. 59-77

16/10/2013  Sessão 2. Sexualidades não normativas e currículos escolares

Diniz Junqueira, Rogério (2012) Pedagogia do armário e currículo em ação: heteronormatividade, heterossexismo e homofobia no cotidiano escolar. Em Miskolci R. Pelúcio L. (Org.) Discursos fora da ordem: Sexualidades, saberes e direitos. São Paulo, Annablume Editora.

Britzman Deborah (2010). Curiosidade, sexualidade e currículo. Em Guacira Lopes Louro (org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade, pp 83-113.  Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Ou

Lionço Tatiana & Diniz Debora. (2008). Homofobia, silêncio e naturalização: por uma narrativa da diversidade sexual. Psicologia Política, 8(16), 307-324.

30/10/2013  Sessão 3. Trans-experiências e contextos escolares

Bento, Berenice (2011). Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 19(2): 549-559.

Wiliam Siqueira Peres (2009) Cenas de Exclusões Anunciadas: travestis, transexuais, transgêneros e a escola brasileira. Em Rogério Diniz Junqueira (Org.) Diversidade Sexual na Educação: Problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO.

13/11/2013  Sessão 4. Educação e Homofobia

Rogério Diniz Junqueira (2009). Educação e Homofobia: o reconhecimento da diversidade sexual para além do multiculturalismo liberal. Em Rogério Diniz Junqueira (Org.) Diversidade Sexual na Educação: Problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO

Daniel Borrillo (2009). A homofobia. Em Tatiana Lionço, Debora Diniz (Orgs) Homofobia & Educação: Um desafio ao silêncio. Brasília: LetrasLivres : EdUnB.

27/11/2013  Sessão 5. (Boas) Praticas no tratamento da sexualidade no cotidiano escolar

Nadia Patrizia Novena, (2011). O “dever ser” e o “querer viver” a sexualidade na organização escolar. Em Nadia Patrizia Novena A sexualidade na organização escolar. Narrativas do silêncio. Recife: Edupe.

Autores Vários (2013) Resposta do Setor de Educação ao bullying homofóbico. Brasília: UNESCO.

– Reflexões sobre o Projeto Papo Serio.