Luta das Mulheres em Moçambique: Entre o local e o global.

DISCURSOS, PRÁTICAS E DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS

Aula 1 – Epistemologias feministas africanas e moçambicanas em relação com os feminismos, a academia e o ativismo em Moçambique.

07 de agosto – 18:30 às 21:30

Auditório do CFH.

Bibliografia:
OOZEBAP, “Africana. Aportaciones para la descolonización del feminism”. In: Colección Pescando husmeos nº 10. Barcelona, 2013. www.oozebap.org
* CASIMIRO, Isabel, ANDRADE, Ximena, “Critical Feminism in Mozambique. Situated in the Context of our Experiences as Women, Academics and Activists”. In: AMPOFO, AKOSUA ADOMAKO E ARNFRED, SIGNE, African Feminist Politics of Knowledge. Tensions, Challenges, Possibilities. Nordic Africa Institute, pp. 137-156, 2010.
CASIMIRO, Isabel e ANDRADE, Ximena, “A identidade do feminismo crítico em Moçambique: situando a nossa experiência como mulheres, académicas e activistas”. Centro de Estudos Africanos, UEM, 2007.
* GOMES, Patrícia Godinho, “Sobre a génese do movimento feminino na Guiné-Bissau: bases e práticas (1961-1982)”. In:  GOMES, P, DINIZ, D. SANTOS, H., DIOGO, R., O que é Feminismo. Cadernos de Ciências Sociais, Coleção dirigida por Carlos Serra, Escolar Editora, Lisboa, pp.13-45, 2015.
IMAM, Ayesha, MAMA, Amina & SOW, Fatou (eds) Engendering African Social Sciences. CODESRIA, Dakar, 1997.
* MAMA, Amina “What does it mean to do feminist research in African contexts?” Feminist Review. Conference Proceedings 2011, (e4-e20). 0141-7789/11 www.feminist-review.com

TRIPP, Aili M (Org), KWESIGA, Joy, CASIMIRO, Isabel, and MUNGWA, Alice, African Women’s Movements: Changing Political Landscapes, New York, Cambridge University Press, 2009.

africaneando. Revista de actualidad y experiencias. Núm. 09, 2012. www.oozebap.org/africaneando