Concluídos

PROJETOS CONCLUÍDOS

Confira aqui quais foram os projeto realizados pelo NIGS, mas que já encerraram suas atividades. 

2011 – ANTROPOLOGIA, GÊNERO E SEXUALIDADE EM SANTA CATARINA

É um projeto que tem o intuito de estudar como as discussões de gênero e sexualidade estão inseridas no campo da educação no estado de Santa Catarina. Visa também intervir na formação de professores e estudantes,  promovendo atividades nas áreas de gênero, sexualidade e violências. É uma atividade que conta com recursos do Projeto de Núcleos Emergentes – PRONEM/FAPESC e do PNPD CAPES. A equipe encontra-se regularmente para cursos, encontros de formação, rodas de conversa, palestras nas instituições vinculadas ao projeto: UFSC, UFFS, Unisul e Uniplac.  O projeto PNPD CAPES iniciou-se em novembro de 2011 e até o momento formou 6 pós-doutores em sua primeira etapa (período com encerramento previsto para outubro de 2014) e o PRONEM/FAPESC/CNPq foi implementado em setembro de 2013 e tem vigência prevista até 15 de dezembro de 2015.

Confira algumas das realizações do projeto:
Roda de conversa e tarde de formação na UFFS, no campus de Chapecó
Curso sobre Gênero e Feminismo na UFSC

2010/2012 – DIVERSIDADE RELIGIOSA E DIVERSIDADE SEXUAL NO ENSINO RELIGIOSO DO SUL DO BRASIL

Projeto destinado a analisar de que forma os conceitos de diversidade religiosa e sexual são operados no contexto da formação e atuação de docentes de Ensino Religioso no sul do Brasil.

Relatório do projeto

2010 – UM OLHAR DE GÊNERO SOBRE A HISTÓRIA E A TRANSMISSÃO DA ANTROPOLOGIA EM DIFERENTES PAÍSES DO MUNDO

Este projeto visa estudar as Antropologias Contemporâneas mundiais sob a ótica dos estudos de gênero. O projeto, de cunho etnográfico, busca estudar a constituição e a organização institucional, política e acadêmica e sobre os principais sistemas de formação antropológica de diferentes antropologias nacionais em suas articulações com redes, associações e instituições internacionais. Tem como eixo analítico a reflexão de como questões de gênero estão presentes neste universo científico, ou seja, como a produção de conhecimento é situada e permeada por relações de poder, muitas vezes invisibilizadas nos discursos hegemônicos que legitimam instituições, tradições teóricas e indivíduos no interior de um campo científico. Destacamos neste projeto as Antropologias brasileira, latinoamerica e asiática.

2009 – 2011 – PROEXT (PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA)

O PROEXT Projeto de Extensão do Departamento de Antropologia, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, com recursos do Ministério de Educação (MEC) envolve diferentes núcleos do Laboratório de Antropologia. As atividades do NIGS, neste projeto são desenvolvidos em suas áreas de pesquisa em sexualidade, gênero, direitos humanos, violências de gênero e homofobia, educação, religião e movimentos sociais. O projeto é desenvolvido junto à Secretaria Municipal e Estadual de Educação e escolas particulares, na formação de professoras e professores nas áreas de gênero e sexualidade e na formação de lideranças femininas na Escola de Samba Embaixada Copa Lord, localizada na comunidade do Morro da Caixa, no centro de Florianópolis na temática das violências contra as mulheres. Além destes dois publicos o projeto atingiu também, articuladamente com o projeto Papo Sério, estudantes do ensino médio e fundamental de escolas publicas, com oficinas sobre aborto, diversidade sexual, relações contemporâneas e violências. Como parte do projeto foram produzidos materiais de apoio de formação no campo dos estudos de gênero e de Metodologia de Pesquisa.
Para visualizar o Relatório Final do projeto em 2009  
Para visualizar o Relatório Final do projeto em 2011 Clique aqui

 

2007/2015 – PAPO SÉRIO

O Projeto Papo Sério foi organizado e desenvolvido pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades – NIGS pela primeira vez em 2007. No ano de 2009 ele foi renovado e conseguiu se expandir e alcançar mais alunos que na primeira edição.
O objetivo principal deste Projeto de Extensão é problematizar as representações de gênero e sexualidade com jovens alunas e alunos das escolas públicas de Florianópolis, através da realização de oficinas temáticas dentro dos eixos de pesquisa do NIGS. Em 2007, foram realizadas oficinas em três escolas e jovens meninos e meninas participaram do Seminário Homofobia, Identidades e Cidadania LGBTTT na UFSC. Na edição 2009 do Projeto, além das oficinas realizadas em quatro escolas, o NIGS promoveu o Concurso de Cartazes sobre homofobia, lesbofobia e transfobia nas escolas, idealizado por Felipe Fernandes, doutorando do DICH, na época coordenador executivo do Projeto Papo Sério. Neste ano de 2010 as oficinas estão previstas para o segundo semestre, e serão antecedidas pela segunda edição do Concurso de Cartazes, que neste ano amplia-se para um concurso de redações entre estudantes de licenciaturas.

Para o Relatório Final do projeto em 2009 Clique Aqui

Para o Relatório Final do projeto em 2011 Clique Aqui

Relatório de Atividade de Extensão PROEXT 2010 A 2011 Clique Aqui

Para o Relatório da Iniciação Científica do Ensino Médio de 2010 a 2012 Clique Aqui

Para o Relatório Final Probolsas de 2014 a 2015 Clique Aqui

2007 - TRANSMISSÃO, FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DAS ANTROPOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS EM UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO

O objeto desta investigação é a transmissão e formação no campo da antropologias contemporâneas sob uma perspectiva de gênero. Centraremos nosso olhar na comparação da formação em diferentes instituições universitárias (e nelas particularmente nos espaços de ensino e orientação), nas praticas de ensino de antropologia no segundo grau, na constituição das associações cientificas da área, nos objetos e campos de pesquisa, nas trajetórias acadêmicas de homens e mulheres no interior da disciplina e mecanismos de legitimação da antropologia enquanto disciplina de excelência no Brasil. Seu objetivo é comparar como se dá a formação e transmissão da antropologia na contemporaneidade, sua institucionalização (em universidades, centros de investigação e associações cientificas) e formação de novas gerações de pesquisadores e profissionais através do ensino e orientação, tendo como eixo norteador o recorte de gênero.

2005/2007 – PARCERIA CIVIL, CONJUGALIDADES E HOMOPARENTALIDADES NO BRASIL 

Este Projeto é financiado através de Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenado pelos Professores.Doutores. Miriam Pillar Grossi (Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades/UFSC), Luiz Mello (Universidade Federal de Goiás) e Anna Paula Uziel (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Instituto de Medicina Social). Um dos principais objetivos do projeto é a formação da rede de pesquisadores “Parceria Civil, Conjugalidade e Homoparentalidade no Brasil”, fundada em 2004.
A Rede objetiva:
a) Articular em torno da investigação de temas concernentes aos direitos sexuais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais com enfoque nos temas da conjugalidade e da parentalidade.
b) Solidificar a troca intelectual entre os grupos de pesquisa que têm feito investigações sobre este tema, auxiliando na formação teórica da nova geração de
c) Permitir a realização simultânea de muitas pesquisas sobre o tema em diferentes cidades e regiões do país, com o objetivo de acumular dados qualitativos e quantitativos sobre o tema abordado, visibilizando essas situações conjugais e familiares tanto na literatura acadêmica sobre o tema da família brasileira quanto nas decisões judiciárias sobre essas temáticas.
d) Ampliar o diálogo desenvolvido pelos grupos brasileiros de investigação com outros grupos internacionais.

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2003/2005 – MAPEAMENTO NACIONAL DE PESQUISA E PUBLICAÇÕES SOBRE VIOLÊNCIAS CONTRA MULHERES

Este projeto realizou levantamento de publicações e trabalhos de pós-graduação no Brasil produzidos entre 1978 e 2003, sobre o tema das violências contra as mulheres (teses, dissertações de mestrado e projetos de pesquisa) em programas de pós-graduação e outras instituições de pesquisa em diferentes áreas disciplinares. A maior parte destas instituições está sediada nas principais capitais brasileiras das regiões Sudeste e Sul, onde se concentram a maioria dos programas de pós-graduação brasileiros. Nossa pesquisa fez um levantamento dos trabalhos realizados não apenas nestes grandes centros, mas também em outras regiões do Brasil onde nem sempre as pesquisas são realizadas no âmbito da pós -graduação. O projeto se desenvolveu com uma equipe de residentes em várias regiões do país. O principal produto desta pesquisa foi a criação de um banco de dados acessível em nossa web:
http://www.nigs.ufsc.br/pesquisa
COORDENADORA: Miriam Pillar Grossi
SUB-COORDENADORAS: Rozeli Maria Porto e Flávia de Mattos Motta
PESQUISADORAS: Analba Brazão Teixeira, Bernadette Grossi dos Santos, Fernada Cardozo, Juliana Cavilha Mendes, Karla Galvão Adrião, Kátia Santos, Luzinete Simões Minella, Priscila Brandão Martins da Nóbrega, Rita de Cássia Flores Muller, Simone Becker, Sílvia dos Santos Fernandes e Tatiana Sangali.
APOIO TÉCNICO: Carmen Vera Vieira e Rodrigo Rial

2005/2006 – CONTRACEPÇÃO E PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA PERCEPÇÃO DAS USUÁRIAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Realizado com apoio institucional do Fundo das Nações Unidas para Atividades em Matéria de População (FNUAP), Ministério da Saúde e SOS Corpo.

COORDENADORA: Luzinete Simões Minella
PESQUISADORAS: Kátia Bárbara Santos e Rita de Cássia Muller

2000/2003 – PROJETO RIZOMA

O Projeto Rizoma fez parte do Plano Sul de Pesquisas e Pós-Graduação, projeto apoiado pelo CNPq em parceria com o Funcitec/SC. O NIGS participou deste projeto como um dos núcleos que desenvolveram um projeto comum de articulação em rede de pesquisadores das temáticas multiculturalismo, movimentos sociais e gênero desde o ano de 2000. Além do NIGS, mais três equipes de pesquisa vinculadas à UFSC e à FURB integraram a Rede Rizoma: o MOVER/UFSC – Núcleo de Interculturalismo e Movimentos Sociais; NEPEMOS – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais; NPMS – Núcleo de Pesquisa sobre Movimentos Sociais.
Em abril de 2003 o projeto foi encerrado com a realização do II Seminário Internacional Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais (http://www.rizoma.ufsc.br/), que visou consolidar os vínculos inter-institucionais entre destas temáticas na UFSC e em outras instituições, além de fortalecer e ampliar a rede.
O projeto também resultou na publicação do livro “Movimentos Sociais, Educação e Sexualidades”, organizado por Miriam Pillar Grossi, Simone Becker, Juliana Cavilha, Rozeli Porto e Rita Muller e editado por CLAM/IMS e Editora Garamond, em 2005.