Prática de Pesquisa e Tutorial

A pratica de pesquisa é uma atividade obrigatória do Curso de Graduação em Ciências Sociais, enquanto a Tutorial é oferecida a alunxs do curso de graduação em Antropologia.

O NIGS acolhe estudantes no início de cada semestre para participarem de atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo núcleo. Para candidatar-se a esta experiência é necessário estar matriculado em Prática de Pesquisa ou Tutorial. Após uma primeira reunião de apresentação do NIGS, xs estudantes devem escrever um pequeno projeto de atividades a desenvolver em um turno semanal durante um semestre. As atividades consistem em participar em grupos de estudo, oficinas em escolas publicas, palestras e outras atividades desenvolvidas pelo núcleo.

Em 2015 o NIGS acolherá estudantes para o projeto PAPO SÉRIO que desenvolve oficinas sobre Violências, Gênero e Sexualidades em escolas públicas da Grande Florianópolis.

Xs estudantes deverão ter disponibilidade às quartas-feiras à tarde (das 14h às 18h) para participar de reuniões de planejamento, organização e avaliação das atividades do projeto, além de grupo de estudos no mesmo dia. Também deverá dispor de tempo para participar das oficinas nas escolas, que ocorrerão ao longo do semestre, com frequência prevista a cada 21 dias, em dias variáveis a serem definidos de acordo com a disponibilidade das escolas.

Confira a seguir alguns dos textos norteadores para os que se interessam por essas duas atividades oferecidas pelo núcleo:

Diniz Junqueira, Rogério (2012) Pedagogia do armário e currículo em ação: heteronormatividade, heterossexismo e homofobia no cotidiano escolar. Em Miskolci R. Pelúcio L. (Org.) Discursos fora da ordem: Sexualidades, saberes e direitos. São Paulo, Annablume Editora. Texto aqui

Lionço Tatiana & Diniz Debora. (2008). Homofobia, silêncio e naturalização: por uma narrativa da diversidade sexual. Psicologia Política, 8(16), 307-324. Texto aqui