Pesquisadorxs associadxs

Além das pesquisadoras diretamente vinculadas ao NIGS através da Universidade Federal de Santa Catarina, também contamos com a ajuda de diversas acadêmicas que trabalham junto de nós.

Bruna Irineu Andrade -

Claudia Regina Nichnig -

Daniel Machado da Conceição -

Elisete Schwade -

Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) na Universidade de São Paulo, USP, Brasil com a Tese: Deusas Urbanas: Encontros, espaços e experiências neo-esotéricas no Nordeste, Ano de Obtenção: 2001, sob orientação de José Guilherme Cantor Magnani. Mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, com Trabalho de Conclusão de Curso: A luta não faz parte da vida..É a vida. O projeto político-religioso de um assentamento no Oeste Catarinene, Ano de Obtenção: 1993, sob orientação da Dr.ª Prof.ª Míriam Pillar Grossi. Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estilo de vida, sociabilidades, práticas culturais urbanas, gênero, subjetividade, religiosidade.

Emília Dutra -      Estudante de Licenciatura em Ciências Sociais, bolsista do projeto Papo Sério – NIGS, tendo realizado pesquisas nas áreas de Sociologia, Antropologia, Gênero e Sexualidades.

Fátima Weiss -

Doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina (2007-2010) com o projeto de tese ” ‘Igreja Gay’: etnografando cristianismos e (homo)sexualidades” sob a orientação da Profa. Dra. Miriam Pillar Grossi. Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS-UFSC (2003) com a dissertação “As Mulheres sem tranças: uma etnografia do ministério pastoral feminino na IECLB” sob orientação da Profa. Dra. Maria Amélia S. Dickie. Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais pela UFSC (1999-2000) com TCC intitulado “Mulher Luterana: Participação na Comunidade Evangélica de Florianópolis” sob orientação da Profa Maria Regina A. Lisboa. Desenvolve atividades na área de Antropologia com ênfase em relações de gênero, antropologia das religiões e sexualidades.

Felipe Bruno Martins Fernandes -

Isadora Vier Machado -

Graduada em direito pela Universidade Estadual de Maringá (2007), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (área de concentração: Direito, Estado e Sociedade, 2010). Doutoranda, pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina (área de concentração: Estudos de Gênero). Tem experiência nos seguintes temas: Direito da Criança e do Adolescente, Direito Penal, Criminologia, Gênero.

Mareli Eliane Graupe -

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Educação e Cultura na Universidade de Osnabrueck, na Alemanha (2010), cursando o pós-doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, UFSC (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, feminização do magistério, monoeducação e co-educação, metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa e educação intercultural.

Nathália Dothling Reis

Regina Ingrid Bragagnolo - Mestrado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, com a Dissertação: Crianças em contextos de violências sexuais: A gestão do antendimento num programa sentinela de Santa Catarina, Ano de Obtenção: 2006, sob orientação de Ana Maria Borges de Sousa. Graduação em Psicologia na Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil, com trabalho de conclusão de cruso: Identidade Profissional de Professoras de 1ª à 4ª série: uma análise de grupos focais, sob orientação de Iúri Novaes Luna. Graduação em Pedagogia. Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil. Atualmente é Professora Substituta da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina e professor titular da Faculdade de Capivari de Baixo. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Infância, violência sexual, políticas públicas.

Rozeli Maria Porto - Doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, com o projeto de Tese: Legal e seletivo? sob orientação da Dr.ª Prof.ª Miriam Pillar Grossi. Mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, com a Dissertação: Gravidez e Relações Violentas:Representações da Violência Doméstica no Município de Lages – SC., Ano de Obtenção: 2002, sob orientação da Dr.ª Prof.ª Miriam Pillar Grossi. Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil com o Trabalho de Conclusão de Curso: A Construção da Identidade do Médium em Centros Espíritas Kardecistas, sob orientação de Alberto Groissman. Desenvolve atividades na área de Antropologia, com ênfase em Violência Contra Mulheres, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, antropologia, violência doméstica, mulheres, aborto e feminismo.

Simone Nunes Ávila

Vinicius Kauê Ferreira -

Atualmente é mestrando na linha Asie Méridionale et Orientale da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Graduado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina, estudando a constituição das antropologias indianas. Atuou como pesquisador, com bolsa PIBIC, no NIGS entre 2008 e 2011. Desenvolveu ainda pesquisa sobre Ensino de Antropologia e Estudos de Gênero em Santa Catarina e participou do Projeto de Extensão Papo Sério, que desenvolve oficinas em escolas da rede pública do Estado, além de atividades diversas promovidas pelo núcleo.