Colóquio

27/05/2012 15:36

João Pacheco de Oliveira na UFSC

João Pacheco de Oliveira, professor titular de etnologia indígena do Museu Nacional (MN/UFRJ), é um dos antropólogos mais produtivos na construção de conhecimento sobre as sociedades indígenas em situações de intenso contato interétnico. “Capitão de longo curso”, como o chamou Roberto Cardoso de Oliveira ao destacar sua importância na moderna antropologia brasileira, João Pacheco é um extraordinário inovador da antropologia histórica, ao mesmo tempo o etnólogo que busca junto aos indígenas os elementos fundamentais de sua reflexão. Suas formulações teórico-conceituais de largo alcance cobrem várias de áreas de investigação, destacando etnicidades, etnologia indígena, emergências étnicas, relações interétnicas, práticas indigenistas estatais, ou a própria pesquisa antropológica.

As preocupações com a relação entre ética, ciência e políticas de Estado o têm levado a produzir acuradas reflexões sobre o ofício do etnólogo e a responsabilidade social do cientista, além de participação ativa nos fóruns de representação da categoria, como a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da qual também foi presidente entre 1994-96, e por diversas vezes exercendo a função de coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas.

É esta sólida e engajada trajetória intelectual que João Pacheco de Oliveira estará trazendo para uma série de eventos que inclui palestras, mesa-redonda, reunião com núcleos de pesquisa, e aulas com alunos indígenas do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica.

No dia 5 de junho, terça-feira, às 15 horas, haverá mesa-redonda com as professoras Ilka Boaventura Leite, Esther Jean Langdon e Miriam Grossi no miniauditório CFH.

O tema será: Antropologia, Ética e a Regulamentação da Pesquisa.

(Abaixo lista de textos sugeridos para acompanhar os debates)

4/6 – 18h30
Aula aberta – Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata atlântica: a PEC 125 contra os direitos territoriais indígenas, quilombolas e ambientais
Local: Auditória da Reitoria

5/6 – 10h – Palestra: “Índios Misturados” e a Presença Indígena no Nordeste
Local: Miniauditório CFH

11h – Lançamento do livro “A Presença Indígena no Nordeste”
Local: Saguão CFH

15h – Mesa-redonda:
Antropologia, Ética e a Regulamentação da Pesquisa. Participação: Ilka Boaventura Leite, Esther Jean Langdon e Miriam Grossi.
Local: miniauditório CFH

6/6 – 8h30
Aula para os alunos da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. Textos de João Pacheco de Oliveira foram disponibilizados na copiadora do CFH. (pasta Colóquios João Pacheco de Oliveira):

— Uma Etnologia dos “índios misturados”: situação colonial, territorialização e fluxos culturais. In J.P de Oliveira (org.), A Viagem da Volta: Etnicidade, Política e Reelaboração Cultural no Nordeste Indígena. Rio de Janeiro: Contra Capa. 1999, pp. 11-36.

— O Ofício do Etnólogo e a Responsabilidade Social do Cientista. In Ensaios em Antropologia Histórica. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. 1999, pp. 211-263.

— Instrumentos de bordo: expectativas e possibilidades de trabalho do antropólogo em laudos periciais. In J.P. de Oliveira (org.), Indigenismo e Territorialização: Poderes, rotinas e saberes coloniais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Contra Capa. 1998, pp. 269-295.

Crédito da foto de João Pacheco de Oliveira: Tom Cabral/JC online

Tags: antropologiacolóquioéticaJoão Pacheco de oliveiraregulamentação da pesquisa