Diálogos com Nilma Liro Gomes e José Ignacio Pichardo Galán no Prêmio Gênero e Diversidade na Escola

14/09/2017 16:37

As atividades do Prêmio Gênero e Diversidade na Escola aconteceram na tarde do dia 02 de agosto de 2017 na sala 323 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina.

As formadas e formandos da primeira turma do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola participaram de um profundo e rico dialogo com Nilma Lino Gomes (Ex-Ministra do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial , Juventude e Direitos Humanos) sobre “Gênero e Relações Étnico-Raciais) e com o professor José Ignacio Pichardo Galán da Universidad Complutense de Madrid sobre “Diversidade Sexual na Educação”

A ministra do governo Dilma e a primeira mulher negra do Brasil a comandar uma universidade pública federal – UNILAB, de forma clara e envolvente compartilhou os conhecimentos de sua trajetória política na luta pela implementação de políticas públicas que promovam a igualdade de gênero,a igualdade étnico/racial e a igualdade sexual. Contou sobre os desafios que são enfrentados para que estas políticas sejam criadas, aprovadas e implementadas, fruto do poder das bancadas políticas fundamentalistas religiosas que buscam barrar estas iniciativas. O diálogo incentivou e abriu possibilidades para que as e os participantes pensem e construam uma escola que busque a igualdade racial, de gênero, sexual e religiosa e o respeito a toda a forma de diversidade.

O professor José Ignacio Pichardo Galán da Universidad Complutense de Madrid falou de forma didática e cômica sobre os estudos de gênero e sexualidades na Espanha. Apresentou conceitos como lesbo/trans/homofobia, masculinidade hegemonica, diversidade sexual, diversidade familiar e de identidade de gênero, sistema sexo-gênero e normatividade. Em dialogo sempre com exemplos da Espanha o professor mostrou as diversidades e opressões que também lá existem. Assim como a fala da ministra Nilma Lino Gomes, a fala de José Ignacio Pichardo Galán promoveu a busca por práticas educativas e políticas públicas que procurem romper com as opressões de gênero, raça e identidades sexuais e que construam uma sociedade cidadã.

Confira algumas das fotos deste encontro: