As professoras pioneiras do curso de Ciências Sociais da UFSC

31/10/2020 11:46

Esta pesquisa é um desdobramento do projeto “Outros olhares sobre a Historia da Antropologia”, que por sua vez faz parte da linha de pesquisa sobre História da Antropologia, “desenvolvida há mais de duas décadas em pesquisas desenvolvidas em projetos PQ CNPq e de estudantes vinculadas/os ao NIGS-UFSC sobre mulheres antropólogas, campo da antropologia no Brasil e antropologias do sul global” (PROJETO PIBIC NIGS-UFSC 2020/2021 – Outros olhares sobre a Historia da Antropologia).

Neste ano de 2020 o Departamento de Ciências Sociais na UFSC faz 50 anos. Em seu início chamava-se Departamento de Sociologia, e tinha como grandes áreas Sociologia, Antropologia e Estudos Especiais. Como uma forma de recontar sua história, nos propomos a dar voz as mulheres que de sua construção participaram. As principais questões que torneiam a pesquisa são: quem são as mulheres que fizeram parte da construção do departamento de Ciências Sociais e o respectivo curso? Como foram suas trajetórias de vida e profissional? Como suas histórias de vida se entrelaçam com a história do curso de Ciências Sociais?

Nesse momento fazem parte da pesquisa Profª Dra. Miriam Pillar Grossi, a pós-doutoranda Barbara Michele Amorim e as bolsistas Pollianna Aparecida Alessio e Suzana Morelo Vergara Martins Costa.