Café Antropológico

Café (Psico) Antropológico apresenta:

Realização: 14 de março de 2019

Convidamos todas e todos para o Café (Psico) Antropológico sobre “A história da Antropologia na Universidade Federal de Santa Catarina” a ser realizado nesta quinta-feira as 16h30 no Auditório do Bloco E do CFH. A atividade está articulada com a promoção e programação do Centro Acadêmico Livre de Antropologia (CALANT) em parceria com o Projeto Café (Psico) Antropológico e professores convidades  como atividade da Semana de Recepção a Calourada da Antropologia. Contará com a projeção do curta-documentário “A história da Antropologia na Universidade Federal de Santa Catarina” produzido por Adriana Eidt, Raquel Mombelli e Suzana Martins Costa, seguido de debate sobre o mesmo.

Data: 14/03/2019

Horário: 16h30

Local: Auditório do Bloco E – CFH

Venha prestigiar com a gente!

 


Café (Psico) Antropológico apresenta:

Realização: 23 de fevereiro de 2019

O Café (Psico) Antropológico convida todas e todos para a exibição do filme “As árvores e o tempo: uma etnocronografia em Athens e Porto Alegre“, a ser realizado dia 23 de fevereiro de 2019 às 18h00 no Espaço Cultural Gênero e Diversidades da UFSC. O evento contará com a presença da pesquisadora Profª Drª Cornélia Eckert, coordenadora do Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Venha participar conosco!!

O Café (Psico) Antropológico é uma realização do Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI), do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), ambos vinculados ao Departamento de Antropologia; e do Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais (NUPRA), do Departamento de Psicologia.

Endereço Espaço Cultural Gênero e Diversidades: Avenida Desembargador Vitor Lima, nº45

 


 Café (Psico) Antropológico apresenta:

Realização: 25 de maio de 2018

Mais uma edição do Café (Psico) Antropológico será realizada nesta sexta-feira, 25 de maio de 2018, a partir das 19h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), prédio A. Para participar, basta se dirigir até o local, não é necessária a inscrição. O encontro terá como proposta a exibição do filme Mães do Pina, dirigido por Léo Falcão e produzido pela Urso Filmes, em 2015. O documentário realizado no bairro de Pina, em Recife (PE), conta a história de diversas mulheres que mantêm a cultura local viva com seus trabalhos sociais, eventos musicais e manifestações religiosas. E para enriquecer ainda mais essa exibição inédita em Floripa, teremos a presença de uma das entrevistas do filme Mestra Joana D’Arc.

     Mestra Joana D’Arc é mestra da Nação de Maracatu Encanto do Pina, única mestra de maracatu-nação em Pernambuco. É yakekerê do Ilê Axé Oxum Deym, coordenadora da ala show dos abês da Nação de Maracatu Porto Rico e coordenadora nacional do Movimento Baque Mulher. Ela estará na cidade de 24 a 27 de maio  partilhando do seu conhecimento num encontro que promete ser pra lá de especial. Tal iniciativa foi possível graças à parceria entre o Maracatu Arrasta Ilha e o Baque Mulher Floripa junto à organização do Café (Psico) Antropológico.

Café (Psico) Antropológico é uma realização do Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI), do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), ambos vinculados ao Departamento de Antropologia; e do Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais (NUPRA), do Departamento de Psicologia.

Abaixo segue o link do teaser do filme pra já dar água na boca e colocar a data na agenda!


Café (Psico) Antropológico apresenta:

Realização: 16 de novembro de 2017

O Café (Psico) Antropológico apresenta “Retrocessos nas políticas de gênero, sexualidade e diversidade no Brasil: Fundamentalismos na Educação e nos Museus”. Nesta quinta-feira, 16 de novembro de 2017 às 16h30 na Sala Silvio Coelho dos Santos – CFH/UFSC!

Venha dialogar com a gente! Para elucidarmos o momento político em que estamos vivendo e propormos novas formas educativas que respeitem as mais variadas diversidades humanas!


Café (Psico) Antropológico apresenta:

Realização: 10 de novembro de 2017

Vem ai mais uma edição do Café (Psico) Antropológico! Nesta edição teremos um debate sobre ciência, arte e vida. A atividade compreenderá um vídeo com imagens de obras de arte e o lançamento do livro “Entre Galerias e Museus: Diálogos metodológicos no encontro da Arte com a Ciência e a Vida” , seguido da conversa com a autora e comentadoras.

Na obra, Andrea Vieira Zanella, professora titular do departamento de Psicologia da UFSC, apresenta algumas das experiências e interlocuções que emergiram de seu encontro com obras de arte da cidade de New York– EUA durante o período de realização de seu estágio sênior. As debatedoras convidadas são Mara Coelho de Souza Lago (PPGICH e PPGP/UFSC), Miriam Pillar Grossi (PPGAS e PPGICH/UFSC), Luana Wedekin (UNESP/Bauru) e Kátia Maheirie (PPGP/UFSC).

Quando: 10/11/2017 (sexta-feira)

Horário: 16h30

Local: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH/UFSC

O projeto Café (Psico) Antropológico é organizado pelo Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI), Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) e Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais (NUPRA).

Você pode conferir maiores informações e confirmar sua presença no evento: https://www.facebook.com/events/287127751778000/?active_tab=about


Café (Psico) Antropológico apresenta:

Realização: 31 de agosto de 2017

O Projeto Café (Psico) Antropológico desta edição convida para  exibição e debate dos documentários: “Egon, meu irmão” (NAVI, 2010) e “Egon Schaden aos Cem anos” (Plural Filmes, 2013). Após acontecerá a mesa redonda “Egon Schaden e a presença da Antropologia brasileira na Alemanha” onde serão apresentados resultados da pesquisa realizada na Alemanha por Tânia Welter (UFSC) e Pedro Martins (UDESC).
 
Quando: 31 de agosto de 2017 (Quinta-feira)
Horário: 19h00
Local: Auditório do Bloco Amarelo do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
As atividades serão coordenadas pela professora Miriam Pillar Grossi (UFSC) e debatidas pelo professor Oscar Calavia Sáez (UFSC).
 O evento é organizado pelo Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI), Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) e Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais (NUPRA), em parceria com o Instituto Egon Schaden (IES).
 O evento é gratuito e aberto à comunidade.


Café (Psico) Antropológico apresenta:

Realização: 28 de julho de 2017

Convidamos a todas e todos para participarem do Café (Psico) Antropológico realizado esta semana!

O Projeto Café (Psico) Antropológico desta edição promove o debate e exibição de vídeos sobre “El Coño Insumiso: estudos de gênero e sexualidade em Andaluzia”  e conta com a presença de professores estrangeiros para a promoção do debate : Begoña Sanchez Torrezon (Universidad de Cadiz), José Maria Vascuende del Rio (Universidad Pablo Olavides), Maria Marco (Universidad Pablo Olavides) e Rafael Caceres Feria (Universidad Pablo Olavides)

Quando: 28 de julho de 2017 ( sexta-feira)

Horário: 19h00

Local: Teatro da UFSC ( ao lado da Igrejinha UFSC)

A atividade é uma parceria entre os cursos de Antropologia e de Psicologia, da UFSC e faz parte da programação de pré-eventos do 13º Mundo de Mulheres (MM) e 11º Fazendo Gênero (FG) que ocorre na UFSC na semana seguinte, de 31 de julho a 4 de agosto, e que também contará com a presença das professoras e professores convidadas e convidados.

Participe!


Café Antropológico apresenta:

Realização: 08 de dezembro de 2016

cartaz_cinedebate


Café Antropológico apresenta:

Realização: 17 de novembro de 2015


 Café Antropológico apresenta:

Realização: 08 de abril de 2013

 

 

Na segunda-feira, 8 de abril, será realizada mais uma edição do Café Antropológico, que irá debater “Um encontro com Lacan”. Os debatedores são o professor Claude Mercier, da Escola Lacaniana de Psicoanálise, França, e a pesquisadora Caterina Rea, pós-doc do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS/UFSC), doutora em Filosofia pela Université de Louvaim, Bélgica.

O Café começa às 20h na Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição, e o debate será traduzido professora Miriam Grossi (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFSC) e pelo pesquisador Felipe Bruno, pós-doc NIGS/UFSC. O evento é organizado pelo Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI) em parceria com o NIGS e a Casa das Máquinas.

Sinopse: “Nascido com o século XX, em uma família católica e de classe média, Jacques Lacan se formou como Psiquiatra. Teve a amizade de Picasso, Levi-Strauss e Sartre. Destacou-se no exercício prático e teórico da psicanálise e gerou polêmica entre os colegas de profissão. Com a ajuda de seu irmão Jacques-Alain, um dos maiores pupilos de Lacan, Gérard Miller tenta destrinchar a personalidade deste que até hoje é considerado um dos mais instigantes e controversos pensadores da história da psicanálise. A obra conta com a participação dos psicanalistas Eric Laurent, Jacques-Alain Miller e Judith Miller, entre outros, além de depoimentos de antigos analisandos. ”

Serviço

O quê: Café Antropológico “Um encontro com Lacan”

Quando: Segunda- feira, 8 de abril de 2013

Horário: 20h

Local: Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição

Mais informações: 

Link notícia: https://noticias.ufsc.br/2013/04/cafe-antropologico-um-encontro-com-lacan/

 

 

 


Café Antropológico apresenta:

Realização: 25 de abril de 2013

 


Café Antropológico apresenta:

Realização: 18 de agosto de 2013

 


Café Antropológico apresenta:

Realização: 29 e 30 de 2013

Filme etnográfico realizado por Alexandre Câmera Vale sobre a experiência migratória de travestis e transexuais brasileiras para Paris. Vencedor do Prêmio de Melhor Pesquisa para Documentário no VI For Raimbow (Fortaleza, 2012). “O Voo da Beleza” que já foi apresentado em Fortaleza, Sobral, São Paulo, Paris, Toulouse e Estrasburgo. Florianópolis fecha a “Agenda Cidades” por onde o filme já passou.

Teaser: http://www.youtube.com/watch?v=QxiNaxalkdU

A exibição será marco para abertura do IV Trans Day – Seminário Transfobia, Cidadania e Identidades TRANS, organizado pelo NIGS [Núcleo de Identidade Gênero e Subjetividade] que acontece entre os dias 29 e 30 de outubro de 2013 na UFSC. Confira a programação no site: http://www.trans-day-nigs-2013.com/

Seguido pelo debate com Kelly Vieira, Presidenta da ADEH [Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade]. Organização Não-Governamental que atua no sentido da garantia de direitos, da promoção de saúde e da discussão no campo dos Direitos Humanos e das políticas TLGB (Travestis, Transexuais, Lésbicas, Gays e Bissexuais). Atuando em Florianópolis desde o ano de 1993.

Laura Martendal, estudante de graduação em Serviço Social, pesquisadora do NIGS e ativista pelos direitos Trans.

E Melissa Barbieri, advogada e Coordenadora do NEDDIJ – Núcleo de e Defesa da Infância e Juventude, membro do GEDUS – Laboratório e Grupo de Estudos Educação e Sociedade, coordenando a linha Direito e Sexualidade.

O Café Antropológico é uma realização do [NAVI] Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem – UFSC em parceria com o NIGS [Núcleo de Identidade Gênero e Subjetividade] a Casa Das Maquinas Lagoa e a Cinemateca Catarinense.


Café Antropológico apresenta:

Realização 30 de setembro de 2013

Selecionado pelo júri popular na mostra audiovisual do Fazendo Gênero 10. Mulheres da Terra retrata as sementes crioulas e o feminino da terra na voz de mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas do oeste do estado de Santa Catarina.

Trailer

O encontro é promovido pelo [NAVI] Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem – UFSC o [NAF] Núcleo de Pesquisa Sobre Agricultura Familiar e o [NIGS] Núcleo de Identidades Gênero e Subjetividade.

Bate papo com a Professora Maria Ignez Silveira Paulilo. Coordenadora do NAF e titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, gênero, campesinato, Santa Catarina e movimentos sociais rurais.

Também com a diretora do filme Marcia Paraiso. Documentarista que tem se dedicado a realização de filmes com temáticas sociais, ambientais e relacionadas à cultura popular de raiz e questão agrária. No momento está produzindo a série de 13 documentários para a TV Brasil “Visceral Brasil – as veias abertas da música”. Entre os mais recentes trabalhos realizados estão “Vaqueiros Encantados” (filmado no Marajó-PA) e Sem Perder a Ternura (filmado em Abelardo Luz-SC) que estreou no último FAM – Festival do Audiovisual do Mercosul, em Florianópolis – SC.

O [NAF] Núcleo de Pesquisa sobre Agricultura Familiar UFSC/CNPq, coordenado pela professora Dra. Maria Ignez Paulilo, procura estudar em profundidade a agricultura catarinense, sendo que entre seus esforços estão constantes saídas a campo. Durante estas saídas são contatados em grande parte, mas não exclusivamente, agricultores e agricultoras de Santa Catarina e integrantes dos movimentos sociais que reconhecem a importância da agricultura familiar.