Grupos de Estudo
2022.2 – GENIGS
Neste semestre o GENIGS teve a seguinte temática: Antropologia feminista latino-americana. Com a intenção de proporcionar uma primeira aproximação à produção antropológica feminista produzida na América Latina, foram planejados 4 encontros, guiados por meio da leitura de artigos de algumas vozes representativas de modo a identificar a especificidade da abordagem antropológica e da sua contribuição à epistemologia feminista.
Se encontra aqui o plano de leituras e aqui o link da pasta com os textos.
2022.1 – GENIGS
Neste semestre o objetivo do GENIGS foi compartilhar as pesquisas recentes da equipe do NIGS e parceiras da Rede NIGS. A ideia era de que as pessoas apresentassem TCCs, mestrados e doutorados recentemente defendidos. A programação se encontra aqui.
2021.2 – GENIGS
Neste semestre o GENIGS foi organizado pela Equipe NIGS de acordo com as celebrações dos 30 anos do núcleo. Foram 4 encontros no total que se encontram disponíveis aqui.
2021.1 – GENIGS
O grupo de estudos desse semestre tem como foco a formação teórica sobre as metodologias antropológicas feministas de produção do conhecimento. Veja a programação aqui.
2020.2 – GENIGS
2015. 1 – Antropologia, Gênero e Educação
O Grupo de Estudos sobre Antropologia, Gênero e Educação reuniu pesquisadorxs e bolsistas ligados ao Projeto PAPO SÉRIO, do NIGS, e era aberto a toda a comunidade interessada nos temas discutidos. Os encontros ocorreram uma vez por semana, nas quartas-feiras, entre 16h30 e 18h e sempre contavam com umx convidadx que expunha um recorte de sua pesquisa e depois promovia um debate ou outro tipo de atividade interativa com o público. O local do encontro e os textos sugeridos para leitura estão disponibilizados no site do NIGS.
18 de março:
Leituras sugeridas pelo professor Amurabi: texto 1 e texto 2
8 de abril:
Convidada: Anahi Guedes de Mello, doutoranda do PPGAS,
Tema: Deficiência e teoria crip.
Local: Sala Usos múltiplos – Pós Geografia
*bibliografia enviada por e-mail para os integrantes do grupo
15 de abril:
Convidada: Crishna Correa
Tema: Nome social e nome civil, retificação dos documentos
Local: miniauditório do CFH
Bibliografia: tese de Luma Nogueira de Andrade e o projeto de Lei João W. Nery.
22 de abril:
Convidada: Alessandra Ghiorzi
Tema: Mulheres e Política
Local: miniauditório do CFH
2015.1 – GENIGS
O GENIGS teve como objetivo realizar formação teórica e metodológica sobre gênero, sexualidade, educação e políticas públicas da equipe de bolsistas vinculadas/os ao projeto Papo Sério.
DATA | LOCAL | TEMA E MINISTRANTE |
25/03 | Sala 618 CED | Transexualidades – Melissa Barbieri |
1º/04 | Miniauditório CFH | Homofobia na escola – Virgínia Nunes |
08/04 | Sala Multiusos Geografia | Estudos da deficiência e Teoria Crip – Anahi Guedes |
15/04 | Miniauditório CFH | Nome social e nome civil – Crishna Correa |
29/04 | Miniauditório CFH | Lesbianidades – Jainara Oliveira e Anna Amorim |
06/05 | Sala HASSIS – CCE Bloco B | Questões de gênero e violência contra a mulher – Carmelita Afonseca |
13/05 | Mutirão de Oficinas Papo Sério em Escolas | |
20/05 | Miniauditório CFH | Políticas de Sexualidade e Gênero na América Latina -Mario Pecheny |
27/05 | Sala de reuniões CED | Projeto Magdalena: performance e gênero em uma rede de mulheres – Marisa Naspolini |
03/06 | Miniauditório CFH | Mulheres na política – Alessandra Ghiorzi |
10/06 | Auditório Henrique Fontes (CCE -UFSC) | As políticas educacionais no Brasil e os desafios para lidar com as questões de gênero, raciais e diversidade sexual – Sandra Gouretti Unbenhaum, Fundação Carlos Chagas |
17/06 | Miniauditório CFH | Intersecções entre gênero e relações étnico-raciais: diálogos entre representações literárias, movimentos estéticos e de mulheres negras – Luciana Silveira e William Conceição |
01/07 | Miniauditório CFH | Feminismo no século XIX – Izabela Liz Schlinwein |
O Relatório das atividades pode ser encontrado aqui.
Links para alguns materiais de consulta: Tese TRAVESTIS NA ESCOLA: ASSUJEITAMENTO E RESISTÊNCIA À ORDEM NORMATIVA, projeto da LEI DE IDENTIDADE DE GÊNERO, artigo ENVELHECIMENTO, TRAJETÓRIAS E HOMOSSEXUALIDADE FEMININA, artigo VIOLÊNCIA CONJUGAL EM CABO VERDE: ANÁLISE DE NARRATIVAS DE MULHERES VÍTIMAS, artigo POR ONDE CAMINHAM ESSAS MULHERES?, artigo NARRATIVAS FUNDADORAS DO FEMINISMO: PODERES E CONFLITOS (1970-1978), livro POLÍTICA E COTIDIANO: ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS SOBRE GÊNERO, FAMÍLIA E SEXUALIDADE, resenha A INVENÇÃO DAS CATEGORIAS TRAVESTI E TRANSEXUAL NO DISCURSO CIENTÍFICO, artigo A TEORIA QUEER E A QUESTÃO DAS DIFERENÇAS: POR UMA ANALÍTICA DA NORMALIZAÇÃO, trabalho TRANSEXUALIDADE E MOVIMENTO TRANSGÊNERO NA PERSPECTIVA DA DIÁSPORA QUEER, artigo EDUCAÇÃO NÃO COMBINA COM VIOLÊNCIA: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIA LESBOFÓBICA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO, tese ENTRE O “ENCARDIDO”, O “BRANCO” E O “BRANQUÍSSIMO”: RAÇA, HIERARQUIA E PODER NA CONSTRUÇÃO DA BRANQUITUDE PAULISTANA, TCC ARRANJOS DA BRANQUITUDE EM JORGE AMADO: A OBRA TENDA DOS MILAGRES (1969) ENTRE A AMBIVALÊNCIA DA MESTIÇAGEM E O FORTALECIMENTO DA CULTURA BRASILEIRA. .
2015.1 Gênero e Populações Indígenas
Os Seminários “Gênero e Populações Indígenas” são fruto de diálogos acadêmicos realizados, principalmente, entre o Núcleo de Estudos de Populações Indígenas (NEPI) e o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS). Visam uma reflexão acerca das aproximações teóricas entre os campos da etnologia indígena e dos estudos de gênero, ainda modesta na antropologia brasileira. Neste segundo semestre de 2014, constam de três encontros localizados no âmbito dos Seminários “Paisagens Culturais, Tradições de Conhecimento e Territorialidades” (NEPI), integrando o eixo gênero/terra/populações tradicionais.
2013.2 Juventudes, Educação e Sexualidades
2013.2 Masculinidades
Grupo quinzenal de quartas-feiras, no horário das 12h50 às 14h20, na sala 308 do CFH, cuja a duração foi de seis encontros. Confira aqui os textos abordados
2013.2 Gênero, Feminismo e Ciência
Links para alguns materiais de consulta: artigo “AVENTUREIRAS” NAS CIÊNCIAS: REFLETINDO SOBRE GÊNERO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO BRASIL e livro O FEMINISMO MUDOU A CIÊNCIA?
2011.1 Rituais de Passagem
Objetivou introduzir e refletir categorias teóricas da Antropologia com bolsistas de iniciação científica do Ensino Médio vinculados ao NIGS e com calouros de cursos de graduação da UFSC. Num primeiro momento discutir categorias como cultura, etnocentrismo, alteridade, preconceito, discriminação, relativização. Num segundo momento, discutir as categorias de rito, ritual, performance, etapas e características como iniciação, fronteira, passagem, plasticidade, polissemia e questões relativas a gênero. Mais informações neste relatório.