Nota de Repúdio – Assédios na UFSC/Campus Blumenau

06/06/2023 18:24

O Núcleo de Gênero, Identidades e Subjetividades (NIGS) da UFSC vem manifestar o seu repúdio aos casos de assédio sexual ocorridos com mulheres estudantes da UFSC – campus Blumenau. Segundo a notícia do O Município – Blumenau, “cerca de 20 alunas da UFSC Blumenau denunciam servidor por assédio e importunação”. O autor dos assédios é um servidor técnico da respectiva universidade (não identificado) que foi afastado de suas atividades laborais enquanto o caso passa por uma auditoria. Segundo a mesma notícia, mesmo após as vítimas terem reunido provas do assédio sofrido, como conversas de WhatsApp e e-mails, as medidas tomadas pela direção do campus Blumenau foram desrespeitosas com as vítimas, inclusive as colocando frente a frente com o assediador para que o mesmo pudesse ter a chance de “se explicar”.

“Em nota, a instituição afirmou que ‘realizou todos os procedimentos administrativos’. As alunas foram orientadas a registrar um boletim de ocorrência e um Processo Administrativo Disciplinar avaliou o caso, que foi encaminhado para a reitoria e aguarda decisão.” – retirado da notícia citada anteriormente.

Vimos, através desta, manifestar nossa solidariedade às estudantes da UFSC Blumenau que foram vítimas deste assediador e exigir rápido tratamento institucional deste caso mas sobretudo que sejam implantadas imediatamente ações institucionais de formação na área de gênero e diversidades e de estabelecimento de protocolos e procedimentos específicos para casos de violências de gênero e assédios sexuais na instituição.

O NIGS, por sua longa tradição de pesquisas sobre violências de gênero,  se posiciona contrário a qualquer tipo de assédio ou violência nos espaços universitários, uma vez que é por meio desses espaços formais que apresentamos, e denunciamos, por meio de trabalhos sérios, engajados e de caráter científico, as complexidades das relações de poder estabelecidas entre as pessoas inseridas nesses contextos. Lutamos por um presente onde não haverão mais chances para a impunidade dessas ações.

Estamos atentas/es a expressões e atitudes desta natureza e registramos nosso apoio às mulheres que foram expostas nesse caso.

Florianópolis, 06 de junho de 2023.

Notícia Comentada: https://omunicipioblumenal.com.br/estudantes-ufsc-blumenal-denunciam-servidor-assedio-importunacao/