Quem somos
NIGS – Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades
Desde 1991 o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) vem desenvolvendo pesquisas relacionadas aos Estudos de Gênero e Sexualidade, Metodologia de Pesquisa e História da Antropologia. Os projetos de pesquisa nele desenvolvidos têm sido apoiados por diferentes agências financiadoras (CNPq, CAPES, FAPESC, Fundação Ford, Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Dévéloppement et Paix,Concursos Fundação Carlos Chagas/Ford, Fundação MacArthur, Funextensão/UFSC, Ministério da Educação) e concursos de Dotações para Pesquisa (Mulher e Gênero da Fundação Carlos Chagas/ Fundação Ford, Apoio a Teses Ford/ANPOCS, Metodologia de Pesquisa em Sexualidade IMS/UERJ/FORD) e extensão (SBPC vai à Escola, PROEX/MEC, PROBOLSAS, PROEXT/UFSC, PROCULTURA/UFSC). Vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e aos Curso de Graduação em Antropologia e Ciências Sociais da UFSC, nestes 29 anos de existência, nele foram elaboradas 29 teses de doutorado (PPGAS e DICH/UFSC), 28 dissertações de mestrado (PPGAS/UFSC), 36 Trabalhos de Conclusão de Curso em Ciências Sociais (CSO/UFSC), além de 22 supervisões de Pós-Doutorado. Além dos trabalhos produzidos por sua equipe, o NIGS dispõe de um importante acervo de teses e dissertações sobre gênero e violência que pode ser consultado, com hora marcada, por pesquisadoras/es devidamente recomendados por suas orientadoras/es e instituições. O NIGS mantém diversas parcerias com equipes de investigação de outras universidades brasileiras e estrangeiras, Organizações Não Governamentais e movimentos sociais, realizando regularmente eventos acadêmicos, jornadas de estudos e oficinas.
Linhas de pesquisa do Núcleo:
- Aborto, Parto e Nascimento
- Gênero e Direitos Humanos, Antropologia e educação
- Gênero e Politica
- Gênero e Sexualidade
- História e campo da Antropologia, do Ensino de Gênero e da Ciência feita por mulheres
- Movimentos Feministas LGBTTQ
- Parentesco e questões LGBT
- Trabalho de Campo e Subjetividade
- Violências de Gênero
COMO CHEGAR NO NIGS:
IEG – Instituto de Estudos de Gênero
O IEG/UFSC é voltado para o ensino, pesquisa e extensão no campo dos estudos de gênero e feminismos. Articula redes locais e internacionais de pesquisadoras, ativistas e artistas, transformando-o num centro de excelência interdisciplinar, reconhecido no Brasil e no mundo. Abriga seis frentes de atuação, vários laboratórios e núcleos voltados aos estudos de gênero, feminismos, sexualidades, diversidades, interseccionalidades, etc. Realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro e fora da UFSC, contribuindo para que ela seja considerada um centro de excelência em estudos de gênero no Brasil e no mundo. Promove formação e ensino voltada para a sociedade: em escolas, movimentos sociais, organizações, institutos, órgãos públicos e empresas.
O NIGS integra o IEG junto a outros 24 núcleos e laboratórios de pesquisa e extensão da UFSC que trabalham com temáticas centrais relacionadas aos estudos de gênero, feminismos, diversidades e interseccionalidades.