Projetos em Andamento
O projeto Direitos Humanos, Antropologia e Educação: análise de experiências de formação em Gênero e Diversidades visa a analise de politicas publicas federais de formação de professoras/es, desenvolvidas nos últimos quinze anos no Brasil nas temáticas de gênero/sexualidade e educação indígena.
O objetivo deste projeto é fazer uma etnografia das politicas publicas de gênero, sexualidade e diversidade desenvolvidas pelos Governos Lula (2002-2009) e Dilma (2010-2016) visando entender a complexa relação entre produção acadêmica, movimentos sociais e Estado na formulação e execução destas politicas. Partimos do pressuposto que algumas disciplinas, como a Antropologia, e em particular alguns de seus campos de pesquisa, como o de gênero/sexualidade e de questões étnicas tiveram um espaço privilegiado de interlocução durante os governos petistas.
Trata-se da continuidade de projetos anteriores sobre a presença de mulheres na Historia da Antropologia. Este projeto iniciou como projeto de extensão durante o ano de 2018 quando organizamos o 18th IUAES World Congress. Através dele nos dedicamos a estudar as antropologias do sul, com maior enfase nas antropologias da Afroamerica, Asia e Africa. Em 2018 realizamos seminários mensais para descoberta de antropólogos e antropólogas pouco conhecidos no Brasil. Dando continuidade à pesquisas iniciadas durante a organização do 18º Congresso Mundial de Antropologia (18th IUAES World Congress) o projeto visa dar visibilidade à autoras/es brasileiras/os e de países do sul global pouco estudadas na graduação e pós- graduação, a partir de perspectivas teóricas decoloniais e feministas desenvolvemos estudos sobre diferentes antropologias nacionais, “nativas”, campos temáticos e abordagens teóricas à margem dos cânones da História da Antropologia mundial.
- Momento Lilás – promovendo democracia, igualdade de gênero e respeito às diversidades (sexual, racial, deficiência) nas escolas da Grande Florianópolis
- Projeto CAPES-COFECUB Gênero Ameaça(n)do, coordenado por Anna Paula Uziel (UERJ) e Eric Fassin (Université de Paris 8) com a participação do GIRA-UFBA, NIGS-UFSC, INED e Université de Créteil.