III Trans Day NIGS

14/08/2012 21:38

Luta pela despatologizaçãodas identidades transexuais e transgêneros

O Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), pelo terceiro ano consecutivo, insere a UFSC no circuito internacional de atividades que marcam a luta pela despatologização das identidades transexuais e trangêneros ao redor do mundo, unindo-se à Campanha Internacional Stop Trans Patologization 2012.

A Stop Trans Pathologization – 2012 é uma campanha internacional pela despatologização das identidades trans (transexuais e transgêneros) e pela sua retirada dos catálogos de doenças, o DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), da American Psychiatric Association, cuja versão revista surgirá em 2013, e o CID (Classificação Internacional de Doenças), da Organização Mundial da Saúde (OMS), que será revisto em 2014.

Outubro foi escolhido como o mês que marca a luta contra a medicalização e patologização das identidades trans ao redor do mundo. Tendo como objetivo refletir sobre a patologização das identidades trans na contemporaneidade, o NIGS promoverá nos dia 9 e 10 de outubro de 2012 o “III Trans Day NIGS – Seminário Transfobia, Identidades e Cidadania Trans”, sob a coordenação da profa. Miriam Pillar Grossi, coordenadora do NIGS.

O evento terá com uma mostra cinematográfica de filmes de curta-metragem sobre a temática trans: travestis, transexuais, transgêneros, drag queens, drag kings, cross dresser. As inscrições de filmes para exibição na Mostra do III Trans Day já estão abertas e a data- limite é dia 16 de agosto. As normas para submissão de filmes e ficha de inscrição estão disponíveis no site: http://transdaynigs2012.webnode.com

Mais informações:

E-mail: ou

Fone: (48) 37214135 ou (51) 99715450