Nota de Pesar pelo falecimento de Virgínia Nunes

20/04/2023 11:26

O NIGS lamenta o falecimento da egressa Virgínia Nunes ocorrido no dia 18 de abril de 2023. Virgínia era ativista do movimento lésbico, foi orientada pelas profas. Miriam Grossi e Mareli Graupe em seu mestrado, e sempre foi muito participativa no núcleo. Nós nos solidarizamos com seus familiares, amigos e colegas. Ela ficará para sempre em nossas memórias como pode-se ver nos relatos de integrantes e egresses do NIGS:

Miriam Grossi: “Virginia chegou na UFSC em intercâmbio da graduação quando fazia Ciências Sociais na UFRB e já era uma super militante das causas lésbicas. Participou de toda a fase “manifestações” do NIGS, lembro dela fazendo nossos famosos pirulitos e militando ativamente em muitas frentes. Foi pesquisadora no projeto de avaliação dos impactos do Prêmio Igualdade de Gênero nas escolas e fez uma das dissertações pioneiras sobre as questões LGBT na escola. Quando a defendeu, em março de 2016, eu ainda estava em licença de saúde devido à meu câncer de mama e Mareli Graupe foi incansável em seu acompanhamento enquanto co-orientadora, levando-a para morar em Lages nos últimos meses de escrita. Muito difícil entender sua partida tão jovem e com tanta energia de vida.”

Arianna Sala:  “Graças ao NIGS teve a grande sorte de conhecer a Virginia. A gente brincava que ela era minha irmã sapatão da Bahia, eu a irmã sapatão dela da Itália. Lembro claramente da energia dela tão forte e tão carinhosa. Das ânsias de justiça dela, da militância lésbica, e ainda na distancia a gente seguia conectada por um laço de sororidade. Sua partida me deixa triste demais. Um grande abraço para a família, a esposa, e as pessoas que conviviam com elas mais de perto. Que o amor que ela semeou em tantas pessoas volte para vocês e traga conforto.”

Suzana Vergara: “Eu lembro da Virgínia sempre sorrindo, com uma energia boa. Com muito Axé. Quando eu conheci ela e a pesquisa dela, dava para ver no olho dela o quanto ela acreditava e lutava por um brasil sem violência.”

Nossos sentimentos a todes que sentiram a perda da Virgínia.