Evento sobre os 40 anos da independência de Cabo Verde terá palestra sobre Violência na Relação de Gênero

02/07/2015 11:01

Palestras e atrações culturais com o tema “40º Aniversário da Independência de Cabo Verde: o que mudou nesses quarenta anos” serão realizadas no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no dia 2 de julho, às 14 horas. O objetivo é promover um debate entre professores, estudantes africanos, e a comunidade acadêmica da UFSC sobre o tema, visando promover um melhor conhecimento da história e da cultura de Cabo Verde.

Programação do Evento:

14h- Cerimônia de abertura;
14h20 – Palestra: Teatro Pós -independência –  Professor Helder Antunes
14h50 – Atuação cultural
15h – Palestra: Violência na Relação de Gênero – Mestra Carmelita Silva
15h30 – Atuação cultural
15h35 – Intervalo
15h55 – Atuação cultural
16h – Palestra: Sucesso/Insucesso de Estudantes no Estrangeiro- Dr. Gastão Frederico
16h30 – Apresentação das potencialidades turísticas das ilhas de Cabo Verde- Graduandos
17h – Cerimônia de enceramento.

Mais informações no site.

Conheça Carmelita Silva:
Carmelita de Afonseca Silva é licenciada em Sociologia Vertente Ensino pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (2005), Mestre em Ciências Sociais, pelas Universidades Pública de Cabo Verde (Uni-CV) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2010) e Doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na categoria Assistente Graduado do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Pública de Cabo Verde desde 2008, atua no Programa de Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade. Foi Diretora do Centro de Investigação e Formação em Gênero e Família (CIGEF) da Uni-CV (gestão 2010-2013), onde se desenvolvem pesquisas, ações de formação e atividades de extensão universitária nos domínios de: Interações e Dinâmicas Familiares; gênero e relações de poder; gênero e migrações, gênero e violências e Gênero e desenvolvimento. Professora visitante na Universidade Complutense de Madrid (Outubro-Novembro de 2012). Membro de grupos de pesquisas inter-universitárias: Na Universidade de La Laguna – Canárias (Educação para o desenvolvimento sustentável), Universidade de Lousanne Suíça (Feminização da luta contra pobreza e as organizações não governamentais), Universidade de Brasília (Transformações do mundo de circulação nas formas estabelecidas de sociabilidade). Desenvolve pesquisas nas áreas de: Gênero e relações de poder nos espaços doméstico e público; Interações e dinâmicas familiares na contemporaneidade; mobilidades no espaço CEDEAO e seus efeitos na reconfiguração identitária; impacto das desigualdades sociais na e perante a escola e a Violência Baseada no Gênero (VBG) em Cabo Verde.

(fonte: Currículo Lattes)