Luta internacional

09/03/2012 14:06

UFSC e Udesc vestiram roxo no Dia Internacional da Mulher

Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades

Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades organizou manifesto no hall do CFH

O Dia Internacional da Mulher foi marcado por um manifesto visual no hall do Centro Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Estudantes, professores, pesquisadores e visitantes foram convidados a vestir roxo neste dia de luta pela igualdade de mulheres e homens.As comemorações, palestras, atividades e manifestações realizadas do dia 8 de março estiveram vinculadas às reivindicações feministas pelo direito a autonomia e prazer, por melhores condições de trabalho, por uma sociedade mais justa e igualitária para todas e todos.

Nosso manifesto neste ano seguiu a proposta de transformar o mundo pela estética e visa fomentar a discussão e a conscientização de que as políticas públicas são necessárias para a redução da desigualdade, da discriminação, da violência, da violação dos direitos humanos das mulheres e no respeito a seus direitos sexuais e reprodutivos

Além deste manifesto visual, o Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da UFSC festejam o 8 de março com uma atividade em parceria com o Bazar Coisas de Mãe no sábado, 10 de março, no Sesc Cacupé (http://bazarcoisasdemae.blogspot.com/), convidando a para assistirem e debaterem a peça teatral “Retrato de Augustine” no auditório do Sesc Prainha no domingo, 11 de março, com a presença da diretora Brigida de Miranda e elenco (http://www.ceart.udesc.br/noticias/2012-02-28_retratodeaugustine.php).

O NIGS também inicia o ano acadêmico com o lançamento do IV Concurso de Cartazes sobre Transfobia, Lesbofobia e Homofobia nas escolas, buscando problematizar as representações de gênero e sexualidade com jovens de Santa Catarina, atividade que faz parte do projeto de extensão Papo Sério que há vários anos vem atuando em escolas públicas da Grande Florianópolis.

Visite também a mostra “100 Anos de Torcida: a presença feminina nas arquibancadas de futebol em Florianópolis, ontem e hoje”, que ficará exposta até 24 de março de 2012. Na Udesc, as atividades ocorrem na Faed, com a organização do Labgef.

As atividades são uma realização do Instituto de Estudos de Gênero (IEG), Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), Núcleo de Antropologia Audiovisual (Navi) e Laboratório de Estudos de Família e Gênero (Labgef).

Acesse também: www.ieg.ufsc.br e navi.paginas.ufsc.br

Tags: diainternacionallutamanifestomulherroxovisual