Audiência pública

05/05/2012 17:12

 Aula de gênero na Assembleia Legislativa

A disciplina de Seminário Temáticos de Gênero ocorreu do lado de fora da UFSC no dia 4 de maio. A aula em nível de pós-graduação, da professora Miriam Grossi, foi realizada na Assembleia Legislativa de SC, durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência Contra a Mulher. Estas audiências públicas ocorrem em diferentes lugares do País para apontar falhas na aplicação da Lei Maria da Penha ou denunciar omissões do poder público.

Autoridades locais foram inquiridas a contribuir com informações para a construção de um diagnóstico do tratamento dos casos de violência doméstica. Além disso, foi questionada a inexistência de ações conjuntas entre os sistemas de segurança e saúde em Santa Catarina, assim como os riscos das delegacias híbridas e a falta capacitação dos técnicos que atendem a estas mulheres.

Após a audiência pública, as alunas e os alunos se encontraram para debater as questões teóricas e metodológicas a partir das falas. Foram discutidas as diferentes formas de construções públicas do que é ser mulher, assim como a politização da subjetividade, os discursos políticos e a super valorização dos números/dados.

Além de propor para a turma uma atividade reflexiva sobre as políticas públicas para mulheres no Estado, a professora Miriam Grossi representou no evento o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS).

Tags: assembléia legislativaaudiência públicaaulagêneromiriam grossiPós-graduação