22/06/2015 13:11

Projeto Papo Sério selecionado para o 33° SEURS

O projeto “Papo Sério: Desconstruindo o sexismo e preconceitos através de abordagens sobre gênero e sexualidades nas escolas”, coordenado pela professora Miriam Grossi, foi selecionado para o 33º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). As estudantes Nauana Antonello e Suzana Martins Costa, integrantes da equipe Papo Sério, farão a apresentação do projeto no evento, que será realizado na Universidade Federal do Pampa, na cidade de Bagé (RS), entre os dias 5 e 7 de agosto de 2015.

Projeto Papo Sério:

Projeto de extensão que desenvolve um conjunto de ações na comunidade escolar pública da Grande Florianópolis e que, há nove anos, busca promover a desconstrução das representações de gênero e sexualidade e da normatividade, tendo em vista o combate ao preconceito e à discriminação de gênero no ambiente escolar. É desenvolvido pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) e coordenado pela Profª Drª Miriam Pillar Grossi, com a participação de alunos de graduação e pós graduação. Entre as diversas ações do projeto, duas se destacam como as principais: são as “Oficinas Papo Sério” e o “Concurso de Cartazes contra a homo-lesbo-transfobia e heterossexismos nas escolas”. As oficinas são realizadas através de dinâmicas – que envolvem jogos, música, debate, dramatização, entre outros -, com alunos de ensino fundamental e médio, sobre temas diversos, que são escolhidos de acordo com a demanda da escola. O Concurso de Cartazes incentiva os alunos a tornar visível a discussão dos temas apresentados pelas oficinas, criando cartazes e expondo-os nas escolas participantes. Considerando o contexto das escolas, onde predomina o silêncio sobre o que não é heteronormativo, atitude que parte também dos professores, o projeto cria situações de reflexão, debate, descoberta e quebra de paradigmas sobre estes assuntos. Os cartazes selecionados pelo júri do Concurso são expostos também na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e os melhores são premiados.

Saiba mais:

33º SEURS:http://eventos.unipampa.edu.br/seurs2015/

Divulgação do resultado de seleção interna da UFSC: http://proex.ufsc.br/2015/06/09/33o-seurs-divulgacao-do-resultado-selecao-ufsc/