NIGS Divulga

13/02/2019 15:59
Entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2019 será realizado na UFSC o 7º Curso de Curta Duração “Gênero & Feminismos”, voltado para estudantes de graduação e pós-graduação; pesquisadoras/es; gestores/as públicas/os; professores/as das redes pública e privada e ativistas de movimentos sociais. Organizado pelo Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e pela Escola de Extensão da UFSC, está focado em abrir a Universidade para a sociedade.
Será ministrado por docentes e pesquisadores/as da UFSC, além de palestrantes convidadas/os dos movimentos sociais ou que atuam em outras universidades do Brasil (os currículos poderão ser conferidos no site).
Para a coordenadora do curso, Janine Gomes da Silva (IEG/PPGH/UFSC) um dos principais objetivos do curso é contribuir para a construção de uma cultura igualitária, democrática e que não reproduza preconceitos e estereótipos de gênero, raça/etnia, sexualidades, orientação sexual, capacitismo e geração. “É necessário conhecermos em profundidade temas sensíveis na nossa sociedade e que dizem respeito às vidas das pessoas”, avalia ela.
A coordenadora do IEG, Miriam Grossi, analisa que esse momento histórico do país, onde direitos das mulheres e populações LGBTQ vem sendo atacados, pedem que estejamos atentas e preparadas para resistir a uma agenda que leve ao retrocesso das conquistas das últimas décadas: “É necessário tratar de temas importantes para a compreensão da realidade e dos desafios para a construção de uma vida baseada nos direitos humanos”.
Veja programação completa em: http://www.ieg.ufsc.br/noticia_detalhe.php?id=239